Na vida cristã uma das coisas necessárias para alcançar a promessa da vida eterna é a perseverança. Isto porque na vida cristã surgem dificuldades e obstáculos que tentam convencer o cristão a desistir das suas boas obras para Deus e da muitas vezes da própria caminhada com Deus. Por isso, o nosso Senhor Jesus alerta-nos a sobre a necessidade da perseverança na vida cristã.
No evangelho de Mateus vemos as palavras do nosso Mestre sobre a necessidade de perseverar até ao fim da carreira para alcançar a salvação. Isto porque no presente mundo existem muitas tribulações que tentam esmorecer o cristão, como por exemplo guerras, fomes, catástrofes naturais, o ódio dos homens uns contra os outros, a iniquidade cometida contra os cristãos, entre outras coisas. Contudo, "Aquele porém que perseverar até ao fim esse será salvo." Mt24:13.
Ao longo do Novo Testamento vemos outras advertências. Por exemplo, o autor da epístola aos hebreus afirma que os cristãos necessitam de perseverança para depois de terem feito a vontade e Deus possam continuar firmes na caminhada cristã e alcançar, a maior promessa que existe na vida cristã, a vida eterna. Podemos ver isso no seguinte versículo: "Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa." Hb 10:36.
Uma das coisas para a qual é necessário perseverança por parte do cristão é a prática de boas obras. Num mundo cheio de dificuldades e muitas vezes sem amor, o cristão é muitas vezes sujeito a ofensas e outras circunstâncias que o desanimam a praticar o bem e a auxiliar ao próximo. Contudo, Deus convida-nos a perseverar, a ter bom ânimo apesar das tribulações (Jo16:33). E, caso o cristão desista de praticar as boas obras que começou a praticar, a alma do nosso Deus não se compraz nele pois, esse cristão está a retroceder na fé (Hb 10:38-39).
O mundo, com a sua falta de amor, e com as suas dificuldades não constitui o único fator que desanima o cristão na sua caminhada; outro fator é o pecado. O pecado, impede a comunhão do cristão com Deus e também torna-se um peso que dificulta a caminhada do cristão, tirando-lhe o ânimo e apagando a chama do Espírito Santo. Por isso o autor da epístola aos hebreus aconselha aos cristãos a desembaraçarem-se de todo o peso do pecado para poderem correr com perseverança a carreira proposta pelo nosso Senhor Jesus Cristo.
As dificuldades podem fazer-nos desanimar e por isso, para não sentirmos a nossa carreira penosa e sem alegria, o autor desta epístola aconselha-nos a olhar firmemente para Jesus Cristo, o autor e consumador da nossa fé. O nosso Senhor Jesus sendo justo e santo suportou com alegria, grandes afrontas, por parte de pecadores, deixando-se morrer na cruz do Calvário para a nossa salvação. Mas hoje, o nosso Senhor está sentado a dextra de Deus e tudo governa.
Os cristãos têm por isso um grande incentivo a perseverança: a caminhada do nosso Senhor Jesus Cristo rumo a cruz do Calvário, como podemos ver isso no seguinte versículo: "Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignominia, e está assentado à destra do trono de Deus." Hb 12:1-2.
Sem comentários:
Enviar um comentário