A vinda de Jesus está às portas e por isso todos os cristãos devem estar preparados. A hora exata da vinda de Jesus Cristo, apenas Deus Pai o sabe. O nosso Mestre e Senhor, Jesus Cristo deixou-nos uma série de recomendações que podem ser vistas no Evangelho segundo São Mateus.
Uma das primeiras recomendações é não deixar-nos absorver pelas questões do dia a dia como o comer, beber, plantar, edificar, casar entre outras coisas. Não podemos esquecer-nos do Senhor Jesus nem deixar de dedicar-nos a sua Palavra e as sua obras. No versículo seguinte vemos como o nosso Senhor lembra-nos o que aconteceu nos dias de Noé, em que pessoas ocupadas apenas com as suas questões do dia-a-dia foram levadas no dia do dilúvio.
"Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o aperceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem." Mt 24:38-39. Por isso não podemos centrar todo o nosso pensamento nas questões quotidianas; é necessário dedicar-nos também a Deus.
Para além de dedicarem-se ao Senhor os cristãos devem também manter-se cheios do Espírito Santo. Isto porque é o Espírito Santo quem alumina e dirige as nossas vidas.
No nosso dia a dia muitas coisas podem apagar a chama da nossa vida alimentada pelo Espírito Santo como a amargura, a cólera, a ira, a gritaria, a malícia entre outras coisas. Por isso devemos evitar tudo o que possa apagar a chama do Espírito Santo e fazer pelo contrário tudo o que agrada ao Espírito Santo como o ser, para com o nosso próximo, benignos, compassivos, perdoadores como nos ensinou o nosso Mestre (Ef 4:30-32).
Aos cristãos que mantêm a chama alimentada pelo Espírito Santo acesa, o nosso Mestre compara como virgens prudentes que mantinham as suas lâmpadas acesas. Para que as suas lâmpadas estivessem acesas as virgens prudentes tinham de reserva uma vasilha cheia de azeite. Para terem uma vida cristã plena e que reflita a glória de Jesus Cristo os crentes devem também estar cheios do Espírito Santo e manterem-se vigiantes para que mantenham sempre cheios do Espírito Santo ( Mt 25:4,10).
Para além de dedicarem ao Senhor e de manterem a chama alimentada pelo Espírito Santo acesa os cristãos são recomendados multiplicar todos os talentos que o Senhor lhes confiou. Por outras palavras os cristãos são aconselhados a utilizar todos os talentos e recursos que o Senhor confiou para servirem ao próximo e ao reino de Deus. Cada gesto feito por um cristão pode tocar muitas vidas e essas vidas tocadas podem tocar outras vidas dando assim fruto abundante.
Por isso dos servos referidos na parábola dos talentos, dois deles têm uma atitude que agrada muito ao seu Senhor: negociaram os talentos que receberam e conseguem duplicar o valor que lhes foi confiado, como podemos ver a seguir: "Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. (...) E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei." (Mt 25:20, 22).
O nosso Senhor deseja também que ajudemos aos nosso próximo que se encontra em dificuldades. Por isso, todos aqueles que: deram de comer ao que tinha fome; deram de beber ao que tinha sede; vestiram o nu; acolheram ao forasteiro; visitaram ao enfermo; serão recompensados pelo Senhor no dia do grande julgamento. O Senhor Jesus diz-nos que quando fazemos uma destas ações a algum dos seus pequeninos, estamos fazendo ao próprio Senhor Jesus (Mt 25:40). Por isso devemos fazer o bem a todos os que necessitam pois estamos fazendo o nosso próprio Senhor Jesus.
Sem comentários:
Enviar um comentário