sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Enganar-nos a nós mesmos


O nosso Senhor Jesus adverte-nos que existe uma grande diferença entre ouvir a Palavra de Deus e praticar a Palavra de Deus. O nosso Mestre diz-nos que o mais importante não é conhecer a Sua Palavra mas sim pratica-la, vivê-la no dia-a-dia. O Espírito Santo adverte-nos através do Novo Testamento que não devemos enganar-nos a nós mesmos e achar que o culminar da vida cristã é conhecer a Palavra de Deus.  
 
Ó nosso Mestre diz-nos claramente que o culminar  da vida cristã, a cada dia, é quando praticamos o que Deus nos recomenda para cada área da nossa vida e não apenas o ato de adquirir o conhecimento sobre a vontade de Deus para cada determinada área da vida.  O nosso Mestre diz-nos explicitamente que todo aquele que ouve a sua palavra e não a pratica é como um homem que edificou a sua casa sobre a areia. Apenas construímos a nossa vida na rocha quando  colocamos em prática a Palavra de Deus. 
 
Vemos o nosso Senhor Jesus dizendo-nos isso nos versículos seguintes: "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; (…) E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;" Mt 7:24,26. 
 
O apóstolo Tiago também nos diz o mesmo na sua epístola e podemos ver a mesma advertência no versículo seguinte: "Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos". Tg 1:22. Não podemos enganar-nos a nós mesmos e achar que estamos agradando a Deus apenas pelo ato de conhecer a vontade de Deus sobre alguns aspetos da vida cristã.  
 
Apenas podemos agradar a Deus quando, para além de ouvirmos a sua Palavra, a praticamos, a colocando em prática no nosso dia-a-dia. Agradamos a Deus sobretudo quando perseveramos, mesmo perante as adversidades da vida, em praticar o que sabemos que é agradável ao Mestre. O apóstolo Tiago diz-nos sobre a importância de perseverar na obediência à Palavra no versículo seguinte: " Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas poderoso praticante, esse será bem bem-aventurado no que realizar" Tg 1:25. 
 
São bem-aventurados aqueles que praticam a Palavra de Deus; e porque vivem de acordo com a vontade de Deus a alma do nosso Mestre alegra-se com as suas vidas. Os cristãos são aconselhados a meditar na Palavra de dia e de noite e a buscar o Espírito Santo para capacita-los a entender a Palavra e sobretudo para terem a capacitação para coloca-la em prática. 

Sem comentários:

Enviar um comentário