A Bíblia mostra que, quando Deus chama um homem, não o chama apenas para a salvação mas, também para a santidade. Por isso todos os cristãos, a cada dia, são chamados, por parte do Senhor Jesus para serem santos. O apóstolo Paulo afirma-o claramente no versículo seguinte: "A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para ser santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo". Rm 1:7.
O nosso Senhor Jesus, é Deus e é totalmente Santo, pois nele não existe nenhum tipo de maldade ou impureza. O reino do nosso Senhor é um reino de Luz, onde a maldade, o pecado já não dominam. Por isso quando o cristão é chamado a salvação recebe também o convite para ser santo, de forma a relacionar-se de forma progressivamente mais íntima com o Senhor Jesus.
O nosso Mestre apesar de amar o pecador não suporta o pecado e por isso quando O aceitamos como Senhor e salvador das nossas vida, já não podemos conduzir-nos pelas paixões que existiam antes da nossa conversão. Pelo contrário, devemos conduzir-nos pelos ensinamentos do nosso Mestre e seguir os seus passos, de forma a que, da mesma forma como Ele é santo, possamos também tornar-nos santos em todo os nossos procedimentos.
É precisamente este o conselho do apóstolo Pedro na sua primeira carta como podemos ver a seguir: "Como filhos da obediência, não vos moldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo." 1Pe 1:14-16.
Por este mesmo motivo O Espírito Santo através da carta de Paulo aos romanos aconselha-nos a não deixarmos o pecado reinar no nosso corpo, de maneira tal que ainda obedeçamos as paixões da carne; muito menos devemos oferecer o nosso corpo como instrumento de iniquidade para servir ao reino das trevas (Rm 6:12-13).
No mesmo texto O Espírito Santo avisa-nos de que aquele a quem obedecemos como servos, é esse de quem somos servos. Portanto ou fazemo-nos servos de Deus e obedecemos apenas a sua vontade, ou fazemo-nos servos do reino das trevas obedecendo as concupiscências da carne e andando em pecado. Vemos estas palavras do apóstolo Paulo no versículo seguinte: "Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?" Rm 6:16.
Como servos de um dos reinos, das trevas ou de Deus, podemos ter um padrão característico de comportamentos internos e externos. Por isso, quando o homem deseja tornar-se progressivamente mais santo e aproximar-se também progressivamente de Jesus Cristo, deve praticar cada vez mais as obras do reino celestial e despojar-se progressivamente mais das coisas do reino das trevas.
Para aproximar-nos cada vez mais do nosso Senhor Jesus, devemos portanto, fazer as obras que o Senhor nos recomendou, bem como tudo aquilo que envolve a nossa vida, com humildade, bondade, benignidade, misericórdia, paciência e sobretudo perdoando sempre as ofensas cometidas contra nós.
Enquanto caminhamos nesta vida temos comunhão com o Senhor Jesus através do seu Santo Espírito, que habita em nós; e para agrada-Lo devemos evitar todas as obras das trevas, que entristecem o Espírito Santo e O afasta de nós. Por isso devemos evitar toda a amargura, e cólera, e ira, e blasfémias, bem como toda a malícia e obras feitas por maldade.
O apóstolo Paulo diz-nos isto na sua carta aos efésios: "E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para a dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfémias, e bem assim toda malícia." Ef 4:30-31. Ao evitar-mos essas atitudes do reino das trevas também progredimos em santidade.
Em resumo, em tudo o que fizermos, seja em pensamento ou em ações devemos fazê-lo de forma a glorificar a Deus, ou seja, segundo os princípios do reino celestial, que são as ordens dadas pelo Senhor Jesus Cristo. Foi este o importante conselho dado pelo apóstolo Paulo aos coríntios na sua primeira carta: "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." 1Co 10:31.
Sem comentários:
Enviar um comentário