sexta-feira, 8 de maio de 2015

Rio da vida: águas que salvam e purificam

No livro do profeta Ezequiel é representado o fluir do Espírito Santo como um rio que sai do limiar do templo de Jerusalém. Este livro descreve que profeta Ezequiel foi levado em espírito a porta do templo e viu águas correndo do lado direito do templo.
 
O mensageiro de Deus, depois de medir as águas, fez Ezequiel passar por elas e estas davam a Ezequiel pelos tornozelos. Novamente o mensageiro de Deus mediu as águas, desta vez numa profundidade maior, com mais mil côvados que as águas anteriores, e fez Ezequiel passar pelas águas, e elas lhe davam pelos joelhos.
Depois de medir uma zona de água mais profunda, com mais mil côvados, o profeta foi convidado a passar pelas águas, e estas davam-lhe pelos lombos. O mensageiro de Deus mediu águas com mais mil côvados que as águas anteriores e o profeta já não podia atravessa-las mas sim nadar, porque as águas eram um rio (Ez 47:1-5) e submergiam-no.
Esse rio é o Espírito Santo que flui do Pai e foi permitida pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. Aqueles que creem em Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas são o templo do Espírito Santo, que faz morada neles no momento da conversão.
O nosso Mestre afirmou que aquele que Nele cresse, do seu interior fluiriam rios de águas vivas, ou seja, do seu interior fluiria o Espírito Santo a todas as vidas que estivessem em seu redor “Quem crer em mim, como diz as Escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva” Jo 7: 38.
Quando o crente vive em obediência a Palavra e não entristece o Espírito Santo, que vive em seu interior, com amarguras, iras, malícia, ou ódio (Ef 4:30-31), o Espírito Santo, pode fluir do seu interior como rio de água viva para alcançar todos os tipos de pessoas, como é o plano de Deus.
Por outro lado, quando o crente aceita Jesus com Senhor e Salvador, e inicia a sua caminhada ele experimenta o fluir do Espírito Santo, da mesma forma como Ezequiel atravessou o rio e as águas molham os tornozelos. A medida que o crente vai caminhando com Jesus, obedecendo ao Mestre ele vai sucessivamente ser envolvido pelo fluir do Espírito Santo e viver experiências mais profundas.
Assim o crente vais experimentando mais do Espírito Santo como Ezequiel que andava nas águas e estas chegavam-lhe, aos joelhos e depois aos lombos e depois experimentou ficar totalmente submerso, só sendo possível mover-se nas águas a nado.
 
Na última fase, em que o crente move-se nas águas do Espírito Santo a nado, o crente é totalmente dominado pelo Espírito Santo e o seu próprio eu é menos visível, devido a submersão da sua carne pelo poder do Espírito Santo.
A vontade do nosso Deus é que o Espírito Santo possa fluir em cada vida da Igreja para converter almas, curar corações feridos e chegar a todas as almas sedentas de Jesus, como é descrito no livro de Ezequiel: “ Então, me disse: Estas águas saem para a região oriental, e descem até a campina, e entram no mar Morto, cujas águas ficarão saudáveis. Toda a criatura vivente que vive em enxames viverá por onde quer que passe esse rio, e haverá muitíssimo peixe, e, aonde chegarem estas águas, tornarão saudáveis as do mar, e tudo viverá a onde quer que passe esse rio.”Ez 47: 8-9.
Cada vida que faz parte da Igreja deve lutar para não entristecer o Espírito Santo; deve lutar para ser benigno e compassivo, perdoando ao seu próximo como Jesus nos perdoou. Isto para que o Espírito Santo possa fluir das nossas vidas para curar os corações feridos e dar vida eterna aqueles que não conhecem Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário