quarta-feira, 11 de março de 2015

Esperar em Deus


O ser humano geralmente tem dificuldade em esperar, em aguardar a solução e proveniência de Deus. Deus é o Criador de tudo o que existe, e é capaz de qualquer milagre, mas existem alguns processos nas nossas vidas que exigem tempo, para que aquilo que Deus prometeu possa crescer e vir como um bebé ao mundo.

Esperar em condições dolorosas pode gerar impaciência, e alguma dúvida. Por isso é necessário que aquele que espera encha-se do Espírito Santo, para que tenha o consolo e o fortalecimento que precisa durante esse tempo. O Espírito Santo permite ao crente esperar com propósito, com firmeza, e na comunhão da Igreja.

Durante a espera é necessário que o crente busque a Deus, que ande, a cada dia, em obediência a palavra do Mestre, que busque a Deus em primeiro lugar e confie que o Senhor fará a sua parte. Existe portanto, duas coisas que o crente precisa de fazer enquanto espera: fazer a sua parte como crente, e não fazer as coisas que só cabem a Deus fazer.

Os crentes, como filhos de Deus e servos têm o dever de obedecer aos mandamentos e a toda vontade de Deus descrita na Bíblia. Enquanto espera, o crente deve continuar a servir a Deus, a amar ao próximo, a evitar todas os atos mundanos, como invejar, maldizer, vingar-se, odiar, adulterar entre outras coisas. Para além disso o crente deve também vigiar a vinda do nosso Senhor Jesus.

Para vigiar, o crente deve, para além de multiplicar os talentos que lhe foram dados, vigiar também os seus pensamentos e atitudes para que estas não desagradem ao Espírito Santo. Para além de cuidar da sua vida espiritual o crente deve também cuidar de si e fazer o que lhe cabe como homem: cuidar da sua alimentação, trabalhar e manter relacionamentos saudáveis com os seus familiares e amigos.

Existem coisas que só podem ser feitas por Deus, e quando Deus dá-nos uma promessa não devemos tentar resolver as coisas a nossa maneira. Abraão, já era de idade avançada quando recebeu de Deus a promessa de que seria pai de um filho que originaria uma grande nação. Sara, vendo que não engravidava, e que o tempo ia passando, sugere a Abraão tomar como mulher a sua escrava Agar para que ela lhe dê um filho. “Então, Sarai, mulher de Abraão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ele ter habitado por dez anos na terra de Canaã” Gn 16:3. Essa atitude custou a Abraão e a Sara muitos problemas e a escrava de Sara, Agar, deu a luz a um filho, Ismael, que originou um povo que estava em constante conflito com o povo de Deus.

Davi, tinha a promessa de Deus de que seria rei de Israel. Em algumas situações, Davi poderia ter tentado diminuir o tempo da sua espera, e aproveitar para matar Saul de forma a que ficasse com o trono rapidamente. No entanto, Davi, quando teve a oportunidade, não matou a Saul, mesmo sabendo que enquanto Saul estivesse vivo, Davi não poderia ser rei, pelo fato de Saul ser o rei de Israel.

Davi preferiu esperar em Deus, não matou a Saul quando este estava a sua mercê, na caverna onde entrara para aliviar o ventre, mas pelo contrário, temeu a Deus, não quis tocar no ungido de Deus, porque amava mais a Deus do que a ideia de ser Rei de Israel. “Chegou a uns currais de ovelhas no caminho, onde havia uma caverna; entrou nela Saul, a aliviar o ventre. Ora, Davi e os seus homens estavam assentados no interior da mesma (…) e disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do Senhor” 1Sm 24:3,6. Saul acabou, no meio de uma batalha contra os filisteus, por matar-se, e assim ninguém estendeu a mão contra o ungido de Deus, e Davi, consegui subir ao trono de Israel sem pecar contra Deus.

Deus aconselha-nos através da Bíblia:” Espera no Senhor, segue o seu caminho, e ele te exaltará para possuíres a terra; presenciarás isso quando os ímpios forem exterminados” Sl 37: 34.Enquanto esperamos devemos seguir os caminhos do Senhor, ou seja, devemos fazer a sua vontade, obedecer ao seus mandamentos, e o Senhor tudo fará por nós.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário