sexta-feira, 6 de março de 2015

Mordomia das oportunidades


Durante a nossa existência temos diversas oportunidades. Elas veem e passam. Por isso devemos seguir o conselhos dados pelo nosso Deus através das Sagradas Escrituras e aproveitar as oportunidades surgidas na vida, pois elas não podem ser desperdiçadas; podem não aparecer na mesma proporção e nem na mesma situação.

O apóstolo Paulo aconselha-nos a agir com sabedoria, ou seja, a pesar bem as escolhas e a julgar as alternativas, mantendo os propósitos de Deus (santificação, testemunho, louvor a Deus), e seguindo as diretrizes da Palavra de Deus. A sabedoria deve ser fruto do temor a Deus e do respeito pela sua Palavra. As escolhas devem ser pesadas e as alternativas julgadas porque elas têm consequências no nosso processo de santificação, na nossa comunhão com Deus e com o nosso próximo. O caminho de temor a Deus trás propósito e significado a vida e o desenvolvimento de um bom relacionamento com Deus.

Cada vez que o homem peca, ou seja, deixa de perdoar a seu irmão, fica com amargura, ou prostitui-se, a sua comunhão com Deus fica quebrada, embora o Seu amor continue o mesmo. Por isso a cada momento da nossa vida temos a oportunidade de fazer escolhas que podem contribuir para melhorar o nosso relacionamento com Deus e com o nosso próximo. Na epístola aos Colossenses o apóstolo Paulo aconselha-nos: “Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades” Cl 4:5.

Nos nossos tempos, os desafios aos cristãos são cada vez maiores, e o mundo oferece caminhos que não são recomendados pela Palavra de Deus. A porta e o caminho para a vida eterna são estreitos, exigem renúncia da nossa carne, e uma obediência constante a Palavra de Deus. O nosso Mestre veio a terra e ao morrer na Cruz, pagou o preço para a salvação de todo aquele que Nele crê. Assim como Jesus veio a terra ele voltará para buscar a sua igreja, e por isso os crentes devem estar prontos a cada dia para a vinda de Jesus: “Portanto, vede prudentemente como andais, não somo néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.” Ef 5: 15-16.

Uma das oportunidades que a cada dia surgem para aqueles que ainda não são crentes é o de aceitar Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas. O Senhor, a cada dia, espera gentilmente que o homem o aceite como Senhor e Salvador. O homem tem a oportunidade de escolher entre a vida eterna e a morte eterna, entre viver segundo a Palavra de Deus e viver de forma que desagrade a Deus, pois o homem é munido de capacidade de decisão, ou seja de livre arbítrio. A Bíblia recomenda-nos: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” Is 55:6.

O nosso Senhor Jesus bate a cada dia nos nossos corações esperando que nós abramos a porta do nosso coração e o deixemos entrar. A nós, cabe a decisão de deixar o Mestre, a Luz do mundo, entrar nos nossos corações, para que tenhamos um relacionamento com Ele e recebamos a vida eterna: ”Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” Ap 3:20.

Apesar de o pecado ser comum nos dias de hoje, temos a oportunidade diária de abandonar os nossos pecados, e de consagrar a nossa vida ao serviço de Deus. A primeira coisa que Deus requer das nossas vidas ao chamar-nos para a comunhão com Ele é a santificação, a separação do pecado, para podermos viver uma vida agradável e Ele e servi-lo. Por isso o apóstolo Paulo recomenda-nos “pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.” Hb 3:13.

A cada dia temos também a oportunidade de praticar as boas obras que o Senhor nos ordenou; temos a oportunidade de defender o órfão, a viúva, o estrangeiro e o necessitado. Temos a oportunidade de enriquecer para Deus, de ajudar aqueles que têm fome, sede, e aqueles que precisam de ser vestidos. Com essas obras servimos ao nosso Deus e ao próximo; alegramos o coração do nosso Deus e ao Espírito Santo.

O nosso Mestre diz-nos no evangelho segundo Mateus a propósito da entrada no Céu: “ Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me deste de beber; era forasteiro, e me hospedastes, estava nu e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e foste ver-me. (…) Então, responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixaste de fazer” Mt 25:35-36, 45.

A cada dia temos também a oportunidade de viver com Senhor no reino celestial, por isso devemos também, a cada dia, estar prontos para a vinda do Senhor Jesus, como as virgens prudentes que aguardavam o Senhor munidas de azeite e como os servos que multiplicaram os talentos que o seu senhor lhes confiou.

Diariamente cuidamos também de aspetos relacionados com o pão de cada dia, e por isso também devemos aproveitar as oportunidades dadas por Deus para ganharmos o pão de cada dia de acordo com a vontade de Deus e com a sua palavra. Devemos pedir a Deus que nos conceda corações sábios, e que nos capacite a remirmos o nosso tempo, para aproveitarmos as oportunidades no mundo em que nos encontramos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário