quarta-feira, 17 de julho de 2019

A obediência e os milagres


Os milagres de Deus são atos maravilhosos que contrariam as leis da natureza e que satisfazem necessidades dos homens. Esses acontecimentos são desejados por todos os cristãos, em várias áreas das suas vidas. Contudo, vemos geralmente mais do que conceder milagres que satisfaçam necessidades materiais, de saúde entre outras, Deus deseja satisfazer a maior necessidade do homem que é a salvação.

O nosso Mestre, o Senhor Jesus aconselha-nos a desejar em primeiro lugar o Reino dos Céus, e consequentemente em preocupar-nos em manter-nos no caminho da salvação, porque a maior necessidades do homem não é a comida, o vestuário, e todas as necessidades relacionadas com o corpo, mas sim a salvação, a vida eterna ao lado do Pai Celeste.

Nos versículos a seguir vemos as palavras do nosso Senhor Jesus: “Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as aves? (…) Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai Celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o reino e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas.” Mt 6:25, 32-33.

Apesar do homem ser um ser vivo e de precisar, por isso, de alimento, vestuário e de abrigo, ele também é um ser espiritual, dotado de uma alma que o faz diferente de todas as outras espécies animais. A alma humana é eterna e quando o homem morre, ela apenas tem dois distintos possíveis: ou fica eternamente com Deus ou fica eternamente afastada com Deus. Só Deus Pai pode ter ação sobre o destino da alma do homem, como vemos no versículo seguir: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.” Mt 10:28.

A salvação é fruto de uma decisão de aceitar a Graça de Deus na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Essa aceitação tem de ser acompanhada de arrependimento dos antigos pecados e da obediência aos ensinos do Senhor Jesus. Por isso, o nosso Mestre afirma, no versículo a seguir, que aqueles que ouvirem a Sua Palavra, e crerem no Pai Celeste, que O enviou, têm a vida eterna. “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” Jo 5:24

Ouvir a Palavra do Senhor Jesus, é dar ouvidos aos seus ensinos; reconhecer que os seus ensinos são a Verdade e obedecer a Palavra do nosso Mestre. Quando as pessoas ouvem a palavra do Senhor Jesus, mas não obedecem aquilo que o Senhor Jesus manda, ou agem sem ter em conta os ensinamentos do Mestre, elas não estão a ouvir ao Mestre.

À essas pessoas o Senhor Jesus diz o seguinte: “Porque me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? (…)Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa. Lc 6:46,49

Para manter-nos no caminho da salvação, com o objetivo de alcançar o maior dos milagres que é a vida eterna, é necessário obediência aos ensinos do Mestre. Sem obediência, não nos separamos do pecado que rodeia tenazmente o homem, nem nos aproximamos da purificação que Deus deseja para as nossas almas. A obediência é por isso o caminho para alcançarmos a promessa da vida eterna.

Sem comentários:

Enviar um comentário