sábado, 6 de julho de 2019

Para que creiais

O nosso Senhor Jesus enquanto esteve na terra teve como prioridade a proclamação do Evangelho, e por isso, percorria as cidades para falar da vontade do Pai Celeste. A medida que ia-se encontrando com pessoas necessitadas de ajuda, ia operando milagres, impulsionado pela misericórdia que sentia pelas pessoas. Os evangelhos, descrevem a vida e o ministério do Senhor Jesus, e foram escritos por vários apóstolos: João, Marcos, Lucas e Mateus.

Com exceção de Lucas, e Marcos, estes apóstolos estiveram lado a lado com o Senhor Jesus, e viram pessoalmente os milagres do Senhor Jesus. Eles seguiram ao Mestre pela fé, e creram que o Mestre era o Messias, pelos grandes milagres que operava. Um dos primeiros milagres que o Senhor Jesus operou perante os discípulos foi a pesca maravilhosa, que aconteceu quando Jesus indicou aos pescadores, Pedro, João, Tiago, que lançassem as redes para o lado direito do barco.

Vemos no versículo a seguir como o milagre sucedeu: “Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes.” Lc 5:4-6

A reação dos apóstolos ao ver a grandeza do milagre de Jesus, foi de fé em Jesus. O milagre fez-lhes crer que Jesus era o Filho de Deus, o Messias prometido a Israel. Vemos no versículo a seguir que Pedro ao ver o milagre, compreendeu a divindade de Jesus e sentiu-se pecador, indigno de estar na presença do Filho de Deus. “Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador. Pois a vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros, bem como a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.” Lc 5: 8-11.

Após ter-prostrado aos pés de Jesus e compreendido que Jesus era o Filho de Deus e que ele apenas um pecador, Jesus chama a Pedro para ser pescador de homens. Da mesma forma como Pedro reconheceu que Jesus era o Filho de Deus, outras pessoas que viram os milagres e o poder de Jesus Cristo, e reconheceram que Jesus era o Filho de Deus.

A mulher samaritana, enquanto conversava com Jesus apercebeu-se que havia algo de especial em Jesus e que ele deveria ser profeta. Mas, quando Jesus fala acerca da sua vida e de quantos homens já havia tido ela apercebe-se da divindade de Jesus. Com explicação de Jesus que Ele era o Messias que havia sido prometido à Israel ela crê que Jesus era o Messias. (...) ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.(...)Quanto a mulher, deixou o seu cântaro, foi à e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura o Cristo?!” Jo 4:17-19; 28-29.

Hoje o Espírito Santo utiliza os evangelhos para mostrar aos homens que Jesus é o Filho de Deus, o Messias que Deus havia prometido a Israel. Os sinais e milagres descritos nos evangelhos estão escritos para que, nós aos lermos tenhamos fé em Jesus Cristo e creiamos no Filho de Deus. O apóstolo João refere essa intenção do evangelho no versículo a seguir: “Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo, tenhais vida em seu nome” Jo 20:31

Os milagres de Jesus abençoam aqueles que os receberam e suprem alguma necessidade física ou material. Contudo, mais do que abençoar os homens o nosso Senhor Jesus deseja que ao apercebermos do poder milagroso que existe Nele possamos crer que Ele é o Filho de Deus, e ao cremos tenhamos vida eterna, que é a maior bênção que o homem pode ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário