domingo, 1 de outubro de 2017

O fundamento dos apóstolos

A Igreja de Cristo foi edificada desde o primeiro século sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas. Esse fundamento é o que sustenta a Igreja e permite que ela cresça em número e em maturidade. Para que hoje possa continuar a haver crescimento da Igreja em todo o mundo é necessário que esses fundamentos se mantenham.


Na epístola de Paulo aos efésios vemos a importância da edificação da Igreja sobre esse fundamento. “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra fundamental.” Ef 2:20. A Igreja apenas existe porque está solidamente fundamentada.

Ao longo do Novo Testamento vemos que todos os apóstolos proclamaram que o Messias que Israel espera para a salvação do mundo já tinha chegado na pessoa de Jesus Cristo. Todos aqueles que creem em seu nome, têm o perdão dos seus pecados e a salvação das suas almas. Eles proclamavam também que Jesus Cristo tinha sido morto, como um cordeiro, numa cruz do Calvário mas que ressuscitou ao terceiro dia, vencendo a morte e o inferno, e desde então está assentado a destra de Deus Pai, como o Rei dos reis e Senhor dos Senhores.


Este é o fundamento no qual Paulo edificou as igrejas que fundou ao longo das suas viagens missionárias. Vemos isso a seguir: “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.” 1Co 3:10-11.


O fundamento da Igreja é a pessoa da Cristo e tudo o que Ele fez por nós para que hoje pudéssemos ser salvos e membros de um só corpo. O seu nome é o essencial na pregação e ensino nas Igrejas em todo o mundo. Não se pode pregar outro nome, outro assunto, com risco de desviar perigosamente a mensagem central do evangelho.


No livro de Atos, Pedro proclamou cheio de ousadia, o nome do Senhor Jesus, e afirmou que não há salvação em outro nome para além de Jesus Cristo, e por isso é sobre Ele que as pessoas devem meditar, e é a Ele que as pessoas devem buscar conhecer. “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” At 4:11.
 
Os profetas, inspirados pelo Espírito Santo, anunciaram o envio a terra pelo Pai Celeste, do Messias, a pedra fundamental aprovada, no qual quem cresse estaria seguro. “Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já aprovada, pedra preciosa, angular solidamente assentada; aquele que nele crer não foge.” Is 28:16.

Tudo o que fazemos no nosso dia a dia, e também as atividades nas igrejas, deve estar fundamentado sobre essa verdade, que Jesus veio a terra para se dar por nós pecadores, para que os nossos pecados fossem perdoados, e para que fizéssemos parte do reino Celestial.
 
Por gratidão e amor louvamos o nome de Cristo nas Igrejas e no nosso dia a dia. Por confiança no seu poder salvador, e no seu amor, oramos a Deus, pedindo socorro para as nossa dificuldades e para as dificuldades dos outros. Por consciência do grande tesouro que é a salvação, homens e mulheres dedicam-se a pregação, nas suas igrejas ou em locais distantes.

Por temor ao nome do Senhor somos advertidos a fugirmos do pecado e a buscarmos o que é agradável a Deus, cumprindo o mandamentos do Senhor Jesus e ouvindo a voz do Espírito Santo. Por causa da salvação que Jesus nos deu, povos de todas as raças língua e nações fazem hoje parte de um só corpo e podem ter comunhão entre si.

Sem comentários:

Enviar um comentário