domingo, 29 de outubro de 2017

A segunda oportunidade de Deus

Algumas pessoas são chamadas por Deus para trabalhos específicos, como pregar a sua Palavra, louva-lo através da música, ou prestar ajuda ao próximo. Estas pessoas sentem claramente que Deus as ordenou fazer alguma coisa para o seu reino. Na Bíblia temos vário exemplos de homens que foram chamados por Deus para alguma obra específica.

Um destes homens foi Sansão. Sansão foi um homem a quem Deus separou desde o ventre materno para defender o povo de Israel dos ataques dos filisteus. Para isso, Deus ordenou a sua mãe através de um anjo, como ela deveria santificar-se enquanto estivesse grávida, e que nunca deveria cortar o cabelo do seu filho depois que ele nascesse.

Vemos as orientações do anjo no versículo seguinte: “E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de que bebas vinho, ou bebida forte, ou comas coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho, sobre cuja cabeça não passará navalha; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.” Jz 13:3-5.

Sansão tinha uma força extraordinária que lhe permitia lutar contra os filisteus e ajudar os israelitas a libertarem-se da opressão que eles exerciam sobre eles. Contudo, um dia Sansão pecou e deixou de estar em condições para cumprir o propósito que Deus tinha para a sua vida. Sansão fez isso revelando o seu segredo a Dalila, uma filisteia, e confessando-lhe que a sua grande força desapareceria se lhe cortassem o cabelo.

Dalila estava ao serviço dos seus inimigos filisteus e contou o segredo se Sansão. Os inimigos dele cortaram-lhe o cabelo, vazaram-lhe os olhos e o Espírito do Senhor que estava sobre ele e que lhe dava as forças retirou-se dele. Sansão foi colocado numa prisão acorrentado, a rodar um moinho para os filisteus. Uma situação humilhante e totalmente distante da vontade de Deus para Sansão.

Isto porque todo o homem, tem capacidade de escolha para decidir obedecer a Deus ou não. Contudo, Deus pela sua misericórdia convence o homem a escolher fazer aquilo que Ele ordena, porque a ordens de Deus são as únicas que podem dar paz e sucesso ao homem. Deus contende com o Espírito do homem e muitas vezes permite certas situações para convence-lo a escolher fazer a vontade de Deus.

Apesar de Sansão ter-se colocado numa situação onde não poderia servir aos propósitos de Deus para a sua vida, Deus por ser misericordioso, deu logo uma segunda chance a Sansão como vemos a seguir: “Então os filisteus pegaram nele, e lhe arrancaram os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarram-no com duas cadeias de bronze, e andava ele moendo no cárcere. E o cabelo da sua cabeça lhe começou a crescer, como foi rapado.” Jz 16:21-22.

Deus fez o cabelo de Sansão crescer como estava antes de ser rapado e assim as suas forças voltaram. Em certa ocasião quando os filisteus ofereciam sacrifícios ao seu deus Dagon e se alegravam dizendo que o seu deus os tinha entregue Sansão nas suas mãos, mandaram chamar Sansão para ridiculariza-lo e mandar-lo brincar para eles. Nesta ocasião estavam presentes todos os príncipes dos filisteus, sobre o telhado do edifício estavam, três mil homens e mulheres.

Então Sansão lembrou-se que podia empurrar os pilares do templo de Dagon onde estavam e matar todos os filisteus que estavam presentes juntamente com os seus príncipes. Para conseguir forças para derrubar o templo de Dagon, Sansão pediu a Deus, em oração, forças por só mais uma vez como vemos a seguir: “Então Sansão clamou ao Senhor, e disse: Senhor Jeová, peço-te que te lembres de mim, e esforça-me agora, só estava vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.” Jz 16:28.

Deus ouviu a oração de Sansão, porque o propósito de Deus era que Sansão livrasse os israelitas das mãos dos filisteus. Assim, ele sentiu forças para derrubar os pilares que sustentavam a casa e de uma só vez matou mais filisteus com a sua morte do que em toda a sua vida como vemos a seguir: “E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nele havia: e foram mais os mortos que na sua morte, do que os que matara em sua vida.” Jz 16:30.

Sansão entrou num mau caminho ao apaixonar-se por uma filisteia, mas pecou mais ainda ao deixar que ela lhe manipulasse e fizesse-lhe contar o seu segredo sobre o motivo da sua força. Mas mesmo assim Deus deu a Sansão a oportunidade de livrar o povo de Israel dos filisteus matando os seus príncipes e cerca de três mil homens e mulheres que estavam com eles.

Apesar de sermos falhos pecadores, Deus nos ama a tal ponto de nos querer para o seu serviço. Para além dos nos chamar para servi-Lo, Deus não nos rejeita para sempre quando nos afastamos dos seus caminhos. Deus contende com os nossos corações e cria situações para nos aproximar-mos Dele e fazermos a sua vontade. A misericórdia e o amor de Deus é muito grande e por isso Ele nunca nos abandona.

Sem comentários:

Enviar um comentário