terça-feira, 10 de outubro de 2017

O conselho dos ímpios


Ao longo da nossa vida muitas vezes somos impulsionados por conselhos, que vêm de pessoas que não são nossas amigas, e que por isso estão mal intencionados. Estes conselhos muitos vezes fazem-nos ir por caminhos onde não temos a ajuda de Deus e que por isso se tornam caminhos de aflição para nós.


Para que não passemos por este tipo de situações Deus aconselha-nos a não deixar-nos levar por conselhos dos ímpios, nem nos deixar-mos expor as suas ideias, para que elas não contaminem o nosso coração. O Espírito Santo diz-nos isso no Salmo 1, como vemos a seguir: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Sl 1:1.


Deus aconselha-nos a não nos determos nos caminhos dos pecadores, nem entrarmos nos caminhos que sabemos que são contra a Palavra e a Lei de Deus. Embora o ato de escarnecer não nos coloque propriamente em caminhos de aflição, faz mal a nossa relação com Deus e torna o nosso coração corrompido. Deus não se agrada quando gozamos das outras pessoas, sejam pessoas amigas ou não.


O ímpio da Bíblia é aquele homem que não teme a Deus, e que pratica ações baseados em maus sentimentos como o ódio, a inveja, a malícia, a cobiça entre outras coisas. Quando um cristão não toma decisões segundo o conselho dos ímpios é bem-aventurado e as suas decisões têm sucesso. Para não tomar decisões sob a direção de ímpios o cristão necessita de meditar na Palavra de Deus e estar atento a voz do Espírito Santo que conduz-nos sempre de acordo com os mandamentos de Jesus.


No livro de Josué, vemos que o Espírito Santo aconselha a todos os que querem ser bem-sucedidos, a meditarem na Palavra de Deus dia e noite. Se o fizermos, e buscarmos a Deus em oração, todas as nossas decisões estarão de acordo com a Palavra de Deus. Vemos isso no versículo seguinte: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; estão farás prosperar o teu caminho e será bem-sucedido.” Js1:8


Os conselhos de Deus estão baseados na justiça, no amor, paz, retidão, paciência, altruísmo e amor ao próximo. Quando nos aproximamos de Deus para receber Dele orientação, Ele nos aconselha porque é o nosso Pai Celeste e tem grande amor por nós. Apenas em Deus existe a sabedoria e os conselhos que necessitamos como vemos a seguir: “Não! Com Deus está a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento.” Jó 12:13.


Como Filho de Deus, Jesus é aquele que tem o Espírito de sabedoria e de conselho, e nos aconselha através da sua Palavra e através do seu Santo Espírito. No livro de Isaías vemos a referência das características do Espírito de Jesus Cristo: “Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e fortaleza, o Espírito de conhecimento e temor do Senhor.” Is 11:2.


Quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador, reconhecemos que precisamos da direção do nosso Mestre a cada dia. Contudo, para que possamos reconhecer quando o nosso Mestre fala connosco, através do seu Espírito Santo, é necessário que saibamos distinguir a voz do Mestre da voz da nossa carne e da voz do diabo.


Para que consigamos distinguir a voz do Mestre é necessário conhecer como o Senhor Jesus pensa sobre o pecado, sobre a forma como devemos usar os bens materiais, e sobre como deve ser o relacionamento com as outras pessoas. Por outras palavras é necessário intimidade com Jesus, e conhecer o seu coração.


O nosso Mestre deseja ser o nosso Pastor e conduzir-nos a todos, em conjunto para o reino celestial. Vemos isso no versículo a seguir: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” Jo 10:27. Para além de falar connosco, através da sua Palavra e do seu Espírito Santo, o Senhor Jesus deixou-nos o seu exemplo para o seguirmos.


Para que possamos deixar de lado os conselhos dos ímpios precisamos de meditar na Palavra de Deus, dia e noite, para tomar decisões de acordo com os princípios de Deus. Para além disso precisamos de desenvolver intimidade com o Senhor Jesus para que possamos distinguir a sua voz e compreender o seu coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário