quinta-feira, 27 de setembro de 2018

A sabedoria de Deus

A sabedoria de Deus é incomparável a sabedoria dos homens isto porque Deus é aquele quem planeou e criou universo e tudo o que nele existe. Deus é aquele quem formou o homem e que fez dele um ser inteligente dotado de dons e talentos. Deus é omnisciente, e omnipresente. Ele conhece todos os pensamentos dos homens e tudo o que o homem luta diariamente para descobrir através da ciência. A sua sabedoria é o caminho seguro para o homem que deseja viver sabiamente.

Por saber tudo, acerca dos homens e acerca do futuro, Deus sabe o que é melhor para o homem e que tipo de vida lhe pode trazer a paz e alegria que almeja. O modo de Deus pensar acerca da vida é melhor e mais elevada que a dos homem e tem sempre bons frutos, como nos diz o apóstolo Tiago a seguir: “A sabedoria que vem lá do alto é, primeiramente pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.” Tg 3:17

A sabedoria, ou seja, a forma de Deus pensar, não tem malícia, é pura. Deus age sempre com o objetivos pacíficos e deseja que façamos o mesmo. A busca da paz e da pacificação é algo que vai de encontro com a forma de pensar de Deus. Por outro lado, Deus é misericordioso; Ele não nos trata segundo os nossos pecados e deseja por isso que nós sejamos indulgentes, misericordiosos com aqueles com quem convivemos. Como nos diz o versículo anterior, a sabedoria de Deus, valoriza as atitudes em que o homem é manso, humilde e reprova as atitudes em que o homem é intratável e com maus frutos.

Agir com sabedoria de Deus é agir com prudência, evitando o mal e buscando o cumprimento da vontade de Deus. No versículo seguinte podemos ver uma das coisas que a Bíblia diz acerca da sabedoria. “Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos. O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço” Pv 8:12-13.

Para Deus um homem com sabedoria é aquele que foge da soberba, da arrogância, e da perversidade de lábios. Por outras palavras, é um homem que busca um coração igual ao do Senhor Jesus, que foi humilde, benigno e fiel a Deus em toda sua vida. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve em também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homem; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz.” Fp 2:5-8

O homem que busca a sabedoria de Deus deve cultivar no seu coração a benignidade e a fidelidade. Isto porque os frutos da benignidade e da fidelidade são excelentes: trazem bênçãos de Deus e permitem um bom relacionamento com os homens. “Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens.” Pv 3:3-4.

A mentalidade humana não conduz o homem a bons caminhos e por isso, Deus aconselha-nos a não estribar-nos no nosso entendimento da vida, mas pelo contrário a confiar naquilo que Deus nos aconselha a fazer. “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Pv 3:5-6.

Deus é aquele a quem dá sabedoria a aqueles que o pedem e que não duvidam. Por outras palavras Deus dá sabedoria a aqueles que mostram consistentemente vontade de seguir a direção que Deus lhes dá para as suas vidas e que rejeitam com perseverança a forma humana de pensar. Seguindo os conselhos de Deus saberemos agir em todas as circunstância da forma que dê melhores frutos e que traga mais paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário