sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Os outros gentios

O povo de Israel foi o povo escolhido por Deus para conhecer e obedecer a Deus; e foi o meio através do qual Deus alcançou todos os povos do mundo. Desta nação nasceu o Senhor Jesus que através do seu sacrifício vicário comprou para Deus povos de todos as tribos, raças e nações. Jesus formou uma só nação, que hoje é o seu corpo. Assim todos os que antes eram gentios na fé puderam fazer parte da nação eleita.

Hoje, todos aqueles que creem no Senhor Jesus, deixam também de ser gentios e passam a fazer parte da nação santa, do corpo de Cristo. Depois de passar a fazer parte desta nação, os crentes continuam cercados por pessoas que são gentios na fé com hábitos e costumes diferentes das pessoas do reino de Deus.

Por isso o Espírito Santo recomenda-nos, nos versículos seguintes, a não seguir o modo de vida dos gentios na fé que estão à nossa volta: “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,” Ef 4:17-18.

Quando aceitamos pela fé o sacrifício de Jesus Cristo pelos nossos pecados, passamos a fazer parte do Reino de Deus e a ter como Senhor e Mestre a Jesus Cristo. É o nosso Senhor Jesus quem nos ensina como devemos viver; e as coisas que os gentios a nossa volta praticam não estão de acordo com os ensinamentos do nosso Mestre.

O que Deus nos ensina é a viver uma nova vida em Cristo. Logo, as coisas do nossos passado devem ficar para trás. Isso inclui os nossos antigos hábitos e a forma de nos comportar-nos. Deus deseja que deixemos o nosso velho homem para trás e que nos revistemos do seu Espírito Santo como vemos a seguir: “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupisciências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” Ef 4:22-24.

Os nossos antigos modelos de comportamento devem ser esquecidos e devemos ter como modelo de comportamento unicamente o Senhor Jesus, o Filho do Deus Altíssimo. Nós somos filhos por adoção do Pai Celeste e por isso devemos procurar agrada-Lo imitando o modo de agir do Senhor Jesus, ou seja andando em por amor. “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.” Ef 5: 1-2.

O amor são todos atos que são agradáveis a Deus e que se traduzem em bondade para com os outros. Como forma de agradecimento por tudo o que Deus fez por nós devemos usar as nossas palavras de forma construtiva e para dar graças a Deus. Andar em amor é andar na luz, imitando o Senhor Jesus na sua obediência ao Pai Celeste e o seu amor pelos homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário