domingo, 16 de abril de 2017

A fé e a fidelidade


A fidelidade é uma expressão que se utiliza em relacionamentos humanos de todos os tipos: matrimoniais, comerciais, empresariais, familiares e outros. No nosso relacionamento com Deus esta expressão revela-se de grande importância pois é uma atitude que reflete a nossa fé em Deus.

O homem ao aproximar-se Deus apercebe-se da Sua Santidade e consequentemente da natureza pecadora que existe no homem. Como nos diz o apóstolo Paulo todos os homens pecaram e estão destituídos da glória de Deus. “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,” Rm 3:23-24.

Por isso a fé é a resposta do homem a revelação de Deus, tanto à revelação da Sua Palavra como do Seu poder. Assim, quando o homem está perante do Deus Todo-Poderoso, prostra-se diante Dele e deposita a sua confiança na Sua Palavra e no Seu poder.

Apesar da fé em Deus estar relacionada com um sentimento, ou com uma decisão, ela expressa-se obrigatoriamente em atitudes. Por isso, a fidelidade é a expressão da fé sentida pelo cristão. A fidelidade à Deus é demonstrada pela obediência constante a Palavra de Deus e pela prática de boas obras em favor do próximo.
 
A fé e a fidelidade na obediência a Deus e na pratica das boas obras, estão tão intimamente relacionadas que o apóstolo Tiago diz-nos que a fé sem obras está morta, como vemos a seguir: "Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode acaso, semelhante fé salva-lo? Tg 2:14.

Como Deus é um ser pessoal que pensa, sente, e ama de forma incondicional, quando queremos nos relacionar com Ele temos de nos purificar de todo o sentimento de interesse e egoísmo, e com humildade e obediência, nos comprometermos com Ele pois Deus é Santo e Fiel. Deus não deseja que nos aproximemos Dele apenas por interesse mas porque o amamos, da mesma forma como nós humanos gostamos de que se aproximem de nós porque gostam de nós e não por interesse.

O apóstolo Paulo diz-nos na epistola a Timóteo, como vemos a seguir, que Deus em todas as circunstâncias se mantém fiel pois não pode negar-se a si mesmo. “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.” 2Tm 2:13. O compromisso, e a consequente fidelidade faz parte da essência de Deus e mesmo que não sejamos fieis a Deus, Ele continua fiel.

O homem, por vezes, devido a sua natureza pecaminosa, e também devido as influências das trevas tem motivos para não ser fiel. Mas Deus é totalmente Santo e afastado do pecado do homem e da maldade do reino das trevas e tem um relacionamento connosco de puro amor.

Deus, considerando a nossa natureza pecadora, deseja ajudar-nos a mostrar fidelidade para com Ele e a tornar-nos mais semelhantes em carácter a Jesus Cristo. O Espirito Santo, estando em nós deseja fazer brotar o Seu Fruto. Um dos gomos do fruto do Espirito Santo é a fidelidade, como vemos a seguir: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” Gl 5:22-23.

O próprio Espírito Santo deseja ajudar-nos a sermos fieis a Deus, controlando as nossa atitudes de forma a que coloquemos o nosso relacionamento com Deus em primeiro lugar, honrando o nosso compromisso com Ele. Tudo isto para que a nossa fé em Deus seja possa ser traduzida em fidelidade e compromisso com Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário