quarta-feira, 19 de abril de 2017

As mulharas de Jericó


As muralhas da cidade de Jericó, ficaram na história da Bíblia, como um obstáculo para os crentes a concretização dos planos de Deus, pois eram grandes fortes e tornavam a cidade protegida contra a investida de inimigos. Contudo, vemos que o impossível para o homem é possível para Deus e pelo poder do Senhor dos Exércitos Israel consegui conquistar a cidade.


No livro de Josué, vemos que uma mulher não acreditava que as altas muralhas de Jericó fosse um impedimento para o Deus dos Israelitas e por isso, escondeu os espias enviados por Josué para observar a cidade. Esta mulher chamava-se Raabe. Ela era uma pecadora, um prostituta que tinha a sua casa sobre as muralhas de Jericó.


Josué foi o líder escolhido por Deus para conquistar a terra prometida e no livro de Josué vemos como Josué, enviou os espias para observarem a cidade, e os dirigentes da cidade souberam e os buscaram para prende-los; mas Raabe os escondeu no telhado da sua casa. Raabe, apesar de pecadora, protegeu os espias israelitas, e contribuiu para a execução do plano de Deus.


Vemos isso no versículo seguinte: “De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente como espias, dizendo: Andai e observai a terra de Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.(...) A mulher, porém, havia tomado e escondido os dois homens; e disse: É verdade que os dois homens vieram a mim, porém eu não sabia de onde eram.” Js 2:1,4

 
Os próprios israelitas apenas pela fé podiam acreditar que conseguiriam entrar nesta cidade, mas Raabe por ter ouvido sobre as maravilhas de Deus, como tinha aberto o mar Vermelho e feito os israelitas passarem, também sobre a forma como tinham conseguido derrotar os reis dos cananeus Seom e Ogue, não duvidou que eles conseguiriam conquistar a cidade.


Podemos ver isso nos versículos a seguir: “Antes que os espias se deitassem foi ela ter com eles ao eirado e lhes disse: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados. Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.

 
A cidade era difícil de conquistar mas Deus enviou o seu príncipe do exército para anunciar a Josué que iriam conseguir conquistar a cidade, bastava seguir as instruções que Deus lhe dava. “Respondeu ele: Não; sou o príncipe do exército do Senhor e acabo de chegar. Então Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?(...) Então, disse o Senhor a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e seus valentes.” Js 5:14; 6:2.

 
Vemos que Deus apenas requereu fé do povo de Israel para conquistarem a cidade; eles precisavam de cumprir uma simples ordem, rodear a cidade durante seis dias. Ao sétimo dia, deveriam rodear a cidade sete vezes e os sacerdotes tocariam as trombetas. O autor da epístola aos Hebreus diz-nos também que as muralhas ruiram pela fé: “ Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias.” Hb 11:30.


Quando o povo obedeceu a ordem de Deus, viram o poder do Todo Poderoso e as muralhas da cidade caíram. “Gritou, pois o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantando grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram.


A fé de Raabe fez com que ela e a sua família fossem salvos, quando os israelitas conquistaram a cidade, como vemos a seguir: “Então, entraram os jovens, os espias, e tiraram Raabe, e seu pai, e sua mãe, e seus irmãos, e tudo quanto tinha; tiraram também toda a sua parentela e os acamparam fora do arraial de Israel.” Js 6:23. Para além disso, a sua obediência fez com que ela se convertesse dos seus maus caminhos e tivesse a honra de entrar na genealogia de Jesus. Hoje ela é recordada na galeria da fé.


Deus requer de nós apenas fé, para cumprir os seus planos na nossa vida, pois Ele é Todo Poderoso e capacita e seu povo; envia anjos a frente que destroem exércitos. No nosso dia a dia, apenas precisamos de nos mover na fé na Palavra do Senhor Jesus, e na suas promessas para vermos o poder de Deus da mesma forma que os israelitas viram, quando caíram as muralhas de Jericó.

Sem comentários:

Enviar um comentário