quinta-feira, 12 de maio de 2016

Prudência


O nosso Senhor Jesus aconselhou aos seus discípulos e aqueles que se interessavam em ouvi-Lo a serem prudentes. A vida cristã tem inúmeros desafios e por isso os cristãos são exortados a serem prudentes. A prudência é fundamental, na vida cristã, como nos mostra as Sagradas Escrituras.
 
O nosso Senhor Jesus aconselha-nos a sermos prudentes como as serpentes, como podemos ver no versículo seguinte: "Eis que vou envio como ovelhas para o meio de lobos; sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas." Mt 10:16. A serpente na sua forma de se locomover não faz barulho ao andar. Ela “caminha” silenciosamente sem chamar atenção sobre si. Para alimentar-se, essa propriedade de passar despercebida, é muito importante, porque, de forma silenciosa, ela aproxima-se das suas presas e mantém o autocontrole de si para conseguir o momento oportuno para apanhar a presa.
 
Diversas vezes o Espírito Santo exorta-nos a sermos humildes, a não sermos soberbos e nem procurar chamar atenção sobre nós. Por outro lado, o mundo que envolve os cristão é perigoso, principalmente na sua forma de viver contrária a vontade de Deus, podendo constituir uma tentação para os cristãos. Por tudo isso, devemos, como as serpentes, não procurar chamar atenção para as nossas pessoas, e também devemos ser cuidadosos, na nossa caminhada, para que possamos evitar o mal e manter a comunhão como o nosso Senhor Jesus.
 
Na vida cristã, para evitar o pecado, é preciso muitas vezes autocontrole, ou domínio próprio como demonstram as serpentes. Devemos ser prudentes e tomar as decisões de forma coerente com a Palavra de Deus para que possamos sempre ser retos na nossa caminhada rumo a nosso destino final: a Pátria Celeste. Por isso devemos buscar o Espírito Santo para que possa controlar o nosso ser e ajudar-nos a ter domínio próprio.
 
As serpentes também têm uma capacidade auditiva muito elevada e como elas devemos ter a nossa capacidade de ouvir a Deus afinada, para que possamos obedece-Lo prontamente e fazer o que é o melhor para nós.
 
O nosso Mestre em diversas ocasiões falou da importância de sermos prudentes, não só nas nossa forma de vida, no nosso dia a dia, como também na nossa espera pela Sua volta. Podemos ver isso no fato o nosso Mestre comparar o homem que pratica a sua palavra com um homem prudente.  Vemos isso no versículo seguinte: "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua sobre a rocha;” Mt 7:24.

Da mesma forma o nosso Senhor chama de prudentes, as virgens que se precaveram e que encheram as suas vasilhas de azeite enquanto esperavam pelos seus noivos. Também podemos ver isso nos versículos seguintes: “Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. (…) no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.” Mt 25:2,4.
 
A prudência é a capacidade de ser-se advertido, cauteloso e prevenido. Por isso o nosso Senhor Jesus diz-nos que se obedecermos o seus mandamentos estamos a precaver-nos do pecado e das consequências do pecado nas nossas vidas.

Também devemos ficar prevenidos, pois o Senhor Jesus pode a qualquer momento vir buscar a sua Igreja e devemos estar em condições de nos encontramos com Ele. Por isso, a prudência leva-nos a prevenir-nos, obedecendo os mandamentos Senhor Jesus para as nossas vidas. Se, nos descuidarmos e negligenciarmos as nossas responsabilidades cristãs, neste caso estaremos sendo imprudentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário