quinta-feira, 26 de maio de 2016

Batismo


O batismo é uma das ordenanças que o Senhor Jesus nos deixou e simboliza uma mudança interior na vida do cristão, onde ele morre para o pecado, abandonando os maus caminhos que haviam anteriormente na sua vida, e recomeçando uma nova vida em Cristo, aceitando os mandamentos do Mestre e reconhecendo que encontrou a salvação através da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O batismo é posterior a conversão do cristão, pois primeiramente ele tem um encontro com Deus e reconhece que precisa de Deus, do seu perdão, e de saber a sua vontade. No Batismo o cristão figuradamente, é sepultado com Cristo e ressuscita dentre os mortos para a vida eterna, sem mais o seu corpo pecaminoso com as seus pecados e inclinações.
 
Vemos a descrição do simbolismo da batismo no versículo a seguir: “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo Jesus foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” Rm 6:4. Como a velha natureza do cristão está morta, ele vive uma nova vida na obediência da vontade de Jesus Cristo.

Um exemplo descrito na Bíblia de alguém que primeiramente buscou a Deus e a sua vontade, aceitando Jesus como seu Senhor e Salvador, e posteriormente se batizou foi e etíope eunuco, o alto superintendente de Candace, descrito nos livro dos Atos dos apóstolos. Este etíope, era alguém importante, era o ministro das finanças da rainha Candace.

Apesar de ser de uma terra distante de Israel com outros deuses e costumes, o eunuco aceitou o Deus dos israelitas e por isso escolheu adorar a Deus em Jerusalém. Depois de adorar a Deus e iniciar a viagem de regresso a Etiópia, um anjo do Senhor avisa a Filipe que deveria ir ao caminho por onde o eunuco iria passar, que depois o Senhor iria orienta-lo sobre o que deveria fazer.

Deus conhecia o etíope eunuco, sabia da sua vontade em conhecê-lo e por isso enviou um anjo para avisar a Filipe que deveria ir a essa região por onde ele iria passar, para que Filipe pudesse anunciar que o Messias, o Filho de Deus já tinha vindo a terra e se entregado para a salvação da humanidade.

Depois do eunuco ouvir a Filipe sobre a explicação do texto de Isaías que falava sobre o Messias, o Filho de Deus, o eunuco pergunta a Filipe o que impedia de ser batizado, tendo em conta que estavam a passar por um lugar onde tinha água. A esta pergunta, Filipe respondeu como vemos a seguir: “Filipe respondeu: É lícito,se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o o Filho de Deus.” At 8:37.

Então, com a confissão do eunuco, Filipe batizou-o, como o Senhor Jesus recomendou aos seus discípulos. O nosso Mestre ordenou aos seus discípulos que fossem por todo o mundo e que pregassem o evangelho; aqueles que depois da pregação cressem e fossem batizados seriam salvos, como vemos no versículo a seguir do evangelho segundo Marcos: “E disse-lhe: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” Mc 16:15-16.

Depois de cumprido o propósito de Deus para o encontro de Filipe com o eunuco, o Espírito Santo arrebatou a Filipe levando-o para outra região. O eunuco depois do batismo seguiu o seu caminho com o coração cheio de júbilo como vemos a seguir: “Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo.” At 8:39.

O nosso Deus revela-se a todos os que sinceramente o buscam como foi ocaso do eunuco. Perante as dificuldades, de adorar um Deus que é estranho para a maioria do povo do seu país, o eunuco mostrava total devoção a Deus, dirigindo-se a Jerusalém para adorar a Deus e voltando da viagem lendo o livro do profeta Isaías. Por isso o próprio Deus enviou o seu anjo para ordenar a Filipe que se dirigisse ao caminho que descia de Jerusalém a Gaza, com o objetivo de anunciar a ao etíope que o Messias aguardo era Jesus Cristo, o Filho de Deus. E em consequência da sua fé em Jesus Cristo o eunuco foi batizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário