quarta-feira, 13 de abril de 2016

Servir a Deus com espírito voluntário

Deus ao longo da Bíblia dá-nos recomendações sobre a forma como o devemos servir; e exorta-nos a amar a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos. Servir a Deus implica obediência a sua Palavra; a disposição de fazer apenas o Seu querer  e não a nossa vontade. Apesar de sermos servos de Deus, somos também filhos de Deus e por isso Deus deseja que o sirvamos com um coração voluntário; não por obrigação ou por medo de Deus , mas sim com amor; praticando o que Deus nos ordena de livre e espontânea vontade, sem esperar recompensas.
 
Um espírito voluntário é algo que nós devemos cultivar, mas é também um dom do Espírito Santo. Por isso o salmista no salmo 51, clama a Deus pedindo que o sustente com um espírito voluntário, como podemos ver no versículo a seguir.  "Restitui-me a alegria da  tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário." Sl 51:12. É o Espírito Santo quem capacita ao homem doar-se voluntariamente a Deus, e servir ao próximo sem esperar nada em troca. Podemos ver isso na Igreja primitiva, depois do enchimento dos cristãos com o Espírito, eles eram um coração e uma só alma; e ninguém considerava exclusivamente sua nenhuma das coisas que possuía, tudo o que tinham era também dos outros elementos da Igreja (At 4:32).
 
Os apóstolos e todos os membros da Igreja, foram revestidos do Espírito Santo e por isso não só perseveravam na partilha dos seus bens como perseveravam também na oração, no partir do pão, e na doutrina (At 2:42-43). No livro de atos podemos ver a descrição da forma como os cristão partilhavam os seus bens entre si, de forma tal que não havia necessitados entre eles. Voluntariamente os cristão vendiam as suas terras ou casas e o dinheiro que obtinham das vendas colocavam a disposição dos apóstolos para que estes distribuíssem a medida que alguém tivesse necessidade.Podemos ver isso nos versículos a seguir: "Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um a medida que alguém tinha necessidade." At 4:34-35.
 
Servir a Deus com um coração voluntário faz grande diferença na vida cristã e determina se somos sensíveis a voz de Deus e mansos ou se somos cristãos que resistem a voz de Deus e que por isso precisam de ser admoestados e corrigidos. David nos últimos conselhos que deu ao seu filho Salomão exortou-o a servir a Deus de coração íntegro e com alma voluntária. Davi também aconselhou a Salomão a conhecer a Deus ao longo a sua vida, e saber como Deus queria que vivesse a sua vida.
 
Na vida cristã, para servir a Deus  e ao nosso próximo doamos o nosso tempo, os nossos talentos, os nossos recursos financeiros e até o nossa atenção e carinho. Deus deseja que em tudo que doe-mos, que doe-mos sempre com alegria, e não com tristeza por aquilo que doamos não estar mais connosco. Deus  deseja que doemos sem esperar ser recompensados, e não por medo de ser punido por não dar-mos. Por vezes, sabendo que Deus abençoa a aqueles que são fieis, alguns cristãos são aliciados, em alturas de necessidade financeiras, a dar com intenção de receber depois. Deus não se agrada deste tipo de pensamento.
 
O apóstolo Paulo aconselha-nos a contribuir conforme aquilo que tivermos proposto no coração; não com tristeza ou por necessidade porque Deus ama, aprecia aqueles que dão com alegria. Podemos ver isso no versículo seguinte: "Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria." 2Co 9:7. O nosso Senhor Jesus deseja que doemos com alegria e também que doemos aqueles que têm sede, fome, falta de abrigo; a aqueles que estão doentes ou em alguma outras situação difícil.
 
Por vezes dar pode ser difícil e por isso devemos olhar para o exemplo do nosso Senhor Jesus que se dou voluntariamente por nós pecadores e apesar da grande oposição que sofreu dos homens da sua época, não desistiu e foi até ao fim no plano da salvação das nossas vidas. Apesar de todos os cristãos um dia terem publicamente entregue, ou doado a sua vida a Deus, todos os cristãos devem dar diariamente a sua vida a Deus, para que Deus possa fazer o que deseja de nós e nos conduzir no melhor caminho.

7 comentários: