No dia a dia, os cristãos são diversas vezes convidados a decidirem se querem ou não seguir a Deus; como por exemplo, quando são confrontados com situações que os colocam perante dois caminhos opostos: a obediência a Deus ou a obediência ao mundo e a carne .Para tomar a decisão de seguir a Deus e de obedecêr-Lo é necessário temer a Deus, decidir ser totalmente integro e fiel a Deus. A integridade é um desafio, pois na vida muitas coisas convidam os cristãos a serem mornos, a não tomarem posições definidas sobre o reino, e a terem comportamentos duplos, amando a Deus e ao mundo.
Por isso repetidas vezes a Bíblia exorta aos cristãos, tomarem uma posição definida sobre o reino de Deus, e a escolherem definitivamente se querem servir e obedecer a Deus ou se querem servir ao mundo, a carne e ao reino das trevas. O nosso Senhor Jesus exorta-nos através de uma mensagem do livro de Apocalipse, a decidirmos entre Deus e o mundo; a escolher entre ser frio, amando o mundo e o reino das trevas, ou ser quente, amando exclusivamente a Deus, obedecendo aos mandamentos do Senhor Jesus e servindo apenas aos seus propósitos. Aqueles que são mornos, ou seja, nem frio nem quentes, Deus não se agrada deles e pede-lhes que se decidam para que lado querem servir: a Deus ou ao mundo e a carne.
Podemos ver as palavras do Senhor Jesus sobre este assunto no livro de Apocalipse: "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou pronto a vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre cego e nu." Ap 3:15-17. Para se decidirem por Jesus Cristo e pelo seu reino, o nosso Senhor recomenda a purificarem-se de toda a mentalidade que os afasta de Deus, a enriquecerem para Deus, através de boas obras e de amor ao próximo; e também aconselha a humilharem-se e confessarem que apenas de Deus vem a verdade; a aceitarem a visão de Deus sobre o pecado; e consequentemente, aconselha a condenar e a fugir de todo o pecado e iniquidade.
No Antigo Testamento num momento importante para o povo de Israel em que Josué sentia que estava próxima a sua partida para a glória, convocou o povo de Israel, e todos os seus cabeças, juízes e oficiais, e convidou-os a renovarem a aliança que fizeram anteriormente com Deus. Josué aconselhou o povo a temer a Deus e a servi-Lo com integridade e fidelidade; e também aconselhou-os a deitarem fora todos os ídolos que tinham nas suas vidas para que pudessem servir a Deus com integridade. As palavras de Josué podem ser vistas no versículo seguinte: " Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e do Egipto e servi ao Senhor."Js 24:14.
Para que o povo de Israel fosse íntegro para com Deus, Josué aconselhou ao povo empenharem-se em guardar as suas almas de tudo o que lhes pudesse contaminar a mente com ideias mundanas e contrárias a Deus; pois só assim conseguiriam amar ao Senhor, nosso Deus, como vemos no versículo seguinte: "Portanto, empenhai-vos em guardar a vossa alma, para amardes o Senhor, vosso Deus" Js 23:11. Para além disso, Josué aconselhou ao povo a guardarem com diligência os mandamentos do Senhor; a amar ao Senhor com toda a alma; a andar em todos os caminhos do Senhor; e a achegarem-se a Deus. Se o povo de Israel fizesse isso, conseguiriam servir a Deus de todo o coração e de toda a alma (Js 22:5).
O Espírito Santo aconselha-nos, hoje também, a empenhar-nos em guardar a nossa alma para que possamos amar a Deus e servi-Lo com todo o nosso coração e com toda a nossa alma. Isso porque existem muitas ideias difundidas no mundo que podem levar-nos a ser indecisos se queremos ou não servir a Deus, e a tornar-nos mornos, com uma mentalidade dupla que tenta agradar ao mundo/carne e ao mesmo tempo agradar a Deus.
Por isso os cristãos devem selecionar tudo o que veem, ouvem e leem de forma a não contaminar as suas mentes com ideias contrárias a vontade de Deus. Muitas coisas na televisão e cinema, cheias de violência, palavras obscenas, ou com muito sexo devem ser evitas pelos cristãos. Da mesma forma, muitas músicas com letras contrárias a vontade de Deus devem ser evitas porque a nossa mente assimila com facilidade o que ouvimos e leva-nos a agir de forma contrária a vontade de Deus. A moda muitas vezes também influência comportamentos, por exaltar muito a sensualidade; e por ter, muitas vezes, como único objetivo estimular a líbido do sexo oposto.
Deus quer todo o nosso coração, toda a nossa alma, e quer todo o nosso entendimento. O nosso Deus é Santo, totalmente puro, sem iniquidade e por isso o pecado e a impureza não O agradam. Para que o Espírito Santo possa se agradar de nós e ter total liberdade em nossas vidas, para conduzir os nosso pensamentos, vontades e decisões devemos guardar a nossa alma de tudo o que possa desagradar ao Espírito Santo, como por exemplo, filmes, séries e telenovelas com muita violência, sexo ou linguagem obscena. Devemos também evitar todas as ideias que nos possam desviar da obediência ao Senhor ou do serviço a Deus com total integridade e fidelidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário