segunda-feira, 4 de abril de 2016

A perseverança produz experiências maravilhosas

A perseverança é muito importante na vida do cristão, pois é através da perseverança que ele se mantém firme nos mandamentos do Senhor Jesus e na prática das boas obras que o Senhor Jesus preparou para que andássemos nelas. Contudo, a perseverança só é necessária quando alguma coisa se opões a nós e tenta fazer-nos desistir das boas obras que o Senhor Jesus mandou que fizéssemos ou dos seus mandamento; por outras palavras a perseverança só é necessária em situações de tribulação como nos diz o apóstolo Paulo na epístola aos romanos.
 
Apesar de as situações difíceis,  que tentam nos desanimar, não serem agradáveis de ser vividas, são essas situações ou tribulações que nos levam a perseverar e a mostram se de fato temos fé na Palavra do Senhor; e mostram se de fato amamos ao nosso Mestre. A perseverança é também algo que molda o nosso carater e faz também alegrar o coração de Deus. Quando estamos em situações difíceis e retrocedemos na prática das boas obras que o Senhor nos recomendou ou nos seus mandamentos, o coração do nosso Deus não se alegra connosco. Por isso na tribulação a fé é posta a prova e o cristão é obrigado a olhar apenas para Deus e para as suas promessas.
 
Para além disso, é na perseverança que o cristão vive experiência sobrenaturais com o Senhor ou seja, é na perseverança que o cristão é revestido da paz que excede todo o entendimento; é na perseverança que o cristão é revestido com alegria que vem do Espírito Santo e é capacitado com o Espírito Santo para testemunhar do nosso Senhor Jesus; é na perseverança que o cristão experimenta a provisão de Deus, e também vitórias concedidas pelo Senhor entre outras coisas.
 
A vivência de tribulações e a necessidade de perseverar nas boas obras leva ao cristão a focar o seu olhar no Senhor, pois é o Senhor que  o irá recompensar no seu reino celestial. Isso leva a uma maior esperança no Senhor,  nas suas recompensas e nas coroas que Ele nos prometeu. Quando mais o cristão vive tribulações, maior necessidade tem de perseverar e por isso, vive mais experiências com Deus que reforçam a sua fé, e o seu conhecimento de quem é Deus e de tudo o que Ele é capaz de fazer. Esse conhecimento de Deus leva a que o cristão tenha maior esperança em Deus, nas suas promessas e no seu reino.
 
Os apóstolos enquanto aguardavam a promessa do derramamento do Espírito Santo tiveram de perseverar juntos na oração. Os cristão eram perseguidos e os apóstolos não sabiam  quando iria se cumprir a promessa do derramamento do Espírito Santo e por isso tiveram de perseveram perante a impaciência, a dúvida e a ameaça de serem perseguidos. Na perseverança dos apóstolos, eles tiveram a maravilhosa experiência de serem revestidos e batizados com o Espírito Santo. E isso certamente reforçou a fé dos apóstolos e permitiu que depositassem mais esperança no Senhor Jesus.
 
Para além de terem perseverando em oração e de terem visto o batismo com o Espírito Santo, os apóstolos perseveraram quando foram ameaçados pelos principais sacerdotes da cidade, preferindo continuar a testemunhar do Senhor Jesus do que proteger as próprias vidas. Por tencionarem perseverar na vontade do Senhor Jesus, os apóstolos clamaram ao Senhor pedindo ousadia e em resposta viveram uma experiência extraordinária: sentiram uma grande tremor no local em que estavam e todos ficaram cheios do Espírito Santo, como resposta a oração deles.
 
Podemos ver esse acontecimento no versículo seguinte:" Uma vez soltos, procuraram os irmãos e lhes contaram quantas coisas lhe haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos. Ouvindo isso, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: porque se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? (...) agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com a toda a intrepidez a tua palavra; (...) Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus." At 4: 23-25, 29, 31.
 
Por perseverarem os apóstolos ficaram cheios do Espírito Santo, e capacitados para testemunhar o nome do Senhor Jesus, com toda a ousadia, mesmo perante ameaças dos principais sacerdotes e anciãos. Para além de terem tido a experiência de ficarem cheios do Espírito Santo os apóstolos viram o Espírito Santo a agir através deles operando curas,  sinais e prodígios. Com tão grandes experiências, a esperança no Senhor Jesus e no seu reino ficou cada vez maior, a ponto de não se importarem com as suas vidas.
 
Por tudo isso, a apóstolo Paulo diz-nos que nós para além de nos gloriarmos  na esperança da glória de Deus, também devemos nos gloriar nas tribulações, porque são as tribulações que nos levam a perseverar; e para além, disso, ao perseverarmos vivemos experiências com Deus e adquirimos conhecimento sobre Ele que nos levam a ter mais esperança em Deus. Essa esperança não nos confunde perante as situações do mundo porque o amor de Deus está derramado em nossos corações.
 
Podemos ver as palavras do apóstolo Paulo no versículo seguinte: "E não somente isto, mas nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.  Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado." Rm 5:3-5.
 
Em suma, as situações que tentam levar os cristãos a esmorecer no amor e nas boas obras, que o Senhor Jesus nos mandou praticar, são muitas; por isso é necessária a perseverança.  Existem muitos benefícios da perseverança na vida cristã: quando os cristãos perseveram na oração veem o poder e revestimento do Espírito Santo a descer nas suas vidas e a operação de milagres e prodígios. Quando os cristãos perseveram nas boas obras que o Senhor preparou para que andássemos nelas, veem-se ficar ricos nos céus.  Quando os cristãos perseveram na obediência dos mandamentos do Senhor, veem a sua comunhão com Deus a aumentar. Quando os cristãos perseveram no amor e na comunhão uns com os outros a Igreja fortalece-se em amor e dá bom testemunho ao mundo, que acaba por ficar atraído pelo reino celestial.

Sem comentários:

Enviar um comentário