terça-feira, 23 de junho de 2015

A queda e restauração de Pedro


O apóstolo Pedro foi um dos apóstolos do Senhor Jesus cuja história ficou marcada pela sua traição ao Mestre. Pedro era um discípulo que amava a Jesus e que se sentia autoconfiante e capaz de ir com Jesus tanto para a prisão como para a morte (Lc 22:33).

No entanto, na noite em que Jesus foi traído e preso, Pedro negou três vezes que conhecia a Jesus Cristo, a aquele a quem seguira apaixonadamente durante três anos.” Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto para ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que hoje, três vezes me negarás que me conheces, antes que o galo cante” Lc 22: 33-24.

Jesus foi preso, e encontrava-se na casa do Sumo-sacerdote e Pedro ficou no pátio da casa, pois pretendia saber de Jesus sem ser apercebido; quando perguntam-lhe se não era seguidor do Mestre, Pedro nega enfaticamente a Jesus. Momentos depois perguntam-lhe mais duas vezes se não era seguidor do Mestre e pela terceira vez Pedro blasfema e Jesus que estava próximo de Pedro vira-se e olha fixamente para ele.

Quando Pedro vê Jesus Cristo olhando para ele, lembra-se de que Jesus lhe avisara dizendo: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.” Lc 22: 24. Pedro então apercebe -se que traíra a seu Mestre, aquele de quem dizia que era capaz de ir tanto para a prisão como para morte e entristece-se e chora amargamente.

Pedro teve a alegria de ver o seu remorso diminuído, e a sua esperança acordada com a notícia trazida por Maria Madalena, Joana e Maria de que Jesus tinha ressuscitado e por ver pessoalmente o túmulo vazio “Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro. E abaixando-se, nada mais viu, senão os lençóis de linho; retirou-se para casa, maravilhado do que havia acontecido.” Lc 24: 12.

No entanto, a ideia de seguir Jesus e continuar a obra iniciada com o Mestre tinha-se esmorecido e Pedro pensava em voltar a sua antiga profissão, à pesca. A lembrança da sua falha, da traição que fizera contra o Mestre desanimara Pedro. Então, Pedro afirmou aos seus companheiros que ia pescar: “Disse-lhes Simão Pedro vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e naquela noite nada apanharam” Jo 21:3.

Pedro e seus companheiros tinham desistido da missão das suas vidas, mas o Senhor voltou a praia onde estavam a pescar e deu a Simão Pedro o sinal que precisava para reanimar-se: “Então lhes disse: Lançai rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes.” Lc 21: 6. Ao mesmo tempo Jesus mostra a Pedro que se fizessem o que lhes ordenara o serviço deles tornaria -se frutífero, pois naquela noite nada tinham pescado.

Para convencer a Pedro de que o pecado dele não tinha significado e que deveria prosseguir, Jesus pergunta a Pedro se Lhe amava: “Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.” Jo 21: 16.

O nosso Senhor Jesus, pergunta a Pedro mais duas vezes se ele o amava, mostrando que o mais importante era o amor que Pedro sentia por Jesus. Por outras palavras, para que Pedro continuasse a seguir a Jesus e a missão que iniciara com Jesus Cristo, só precisava de amar ao Mestre. É possível haver falhas na vida cristã, mas o mais importante é que amamos a Jesus Cristo e isso é motivo suficiente para continuar a segui-Lo, e fazer o que o nosso Mestre nos mandou.

 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário