segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Deus perdoa o pecador

A Bíblia demonstra através dos seus vários livros e evangelhos que Deus é totalmente Santo e Justo. Contudo, apesar da sua Santidade Deus ama o pecador, a ponto de ter planeado uma forma de expiação dos pecados da humanidade. Ao enviar o seu Filho Amado, Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar, Deus deu a humanidade uma forma de ter os seus pecados perdoados. Cabe apenas o homem aceitar o sacrifício vicário de Jesus Cristo.

Na epístola aos romanos vemos que aqueles que creem em Jesus Cristo é-lhes imputada a justiça porque Jesus, nosso Senhor foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou para a nossa justificação. “mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.” Rm 4:24-25.

Vemos então, que Deus perdoa os pecados daqueles que se achegam ao seu Filho Jesus e creem no seu sacrifício. Então, todos os pecados que o homem tenha cometido ficam justificados pelo sangue de Cristo. A fé é o meio para alcançarmos a Graça da Salvação de Deus. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.” Rm 5: 1-2.

O justo recebe a vida eterna pela fé em Cristo Jesus, e não por meio de boas obras, como vemos no versículos a seguir: “E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Ora, a lei não procede da fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.” Rm 3:11-14

Depois de recebermos a salvação através da fé em Cristo Jesus, podemos achegar-nos a Deus em busca de perdão, quando tivermos cometido algum pecado. Isto porque Jesus para além de ser propiciador dos nossos pecados, também nos defende perante Deus como Advogado. “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.” 1Jo 2:1-2.

Deus não nos abandona, e deseja transformar a nossa vida progressivamente, à semelhança com o seu Filho Amado. Quando pecamos, Deus continua fiel ao seu Amor e ao seu propósito de transformar as nossas vidas. Por isso, Deus nos perdoa quando confessamos os nossos pecados e purifica-nos de toda a injustiça. “ Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos purificar de toda injustiça. “ 1 Jo 1:9

Ao longo dos evangelhos vemos que Jesus perdoou os pecados de muita gente, e que com esse perdão as pessoas usufruíram de uma nova vida com Deus. O paralítico, trazido até Jesus por quatro amigos, teve os seus pecados perdoados, e também cura para a sua paralisia. “E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.(...) Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos disse: porque cogitais o mal no vosso coração? Pois qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados- disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para a tua casa.” Mt 9:2,4-6.

Hoje, Jesus Cristo ainda deseja perdoar pecados e restaurar a vida dos que se achegam a Ele. Apenas precisamos, receber pela fé o seu perdão, e deixar que o seu Espírito Santo transforme as nossas vidas para que possamos viver uma vida agradável a Deus Pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário