terça-feira, 19 de março de 2019

Deus transforma o mal em bem

Ao longo da história da humanidade, vemos vários acontecimentos e neles podemos ver a soberania de Deus na vida do homem. Nos livros dos profetas dos Antigo Testamento a soberania de Deus é demonstrada na vida do povo de Israel. Vemos que Deus tudo controla e que nada pode impedir Deus de cumprir os seus planos.

O povo de Israel foi formado pela vontade de Deus, e antes de Adão e Eva pecarem Deus já tinha previsto todo o processo da formação do seu povo eleito. Deus fez um pacto com Abraão e avisou-o que o povo que seria formado a partir dele seria escravo na terra do Egito por quatrocentos anos. “então, lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas.” Gn 15:13-14.

Deus avisou o povo de Israel que eles deveriam converter-se dos seus pecados e que se eles não se convertessem sofreriam as consequências. Para isso Deus usou vários profetas como Isaías, Jeremias, Ezequiel, Oseias e Amós. “Dai voltas às ruas de Jerusalém; vede agora, procurais saber, buscai pelas praças a ver se achais alguém, se há um homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei a ela. (...)Deixaria eu de castigar estas coisas, diz o Senhor, ou não me vingaria de nação como esta?” Jr 5:1,9

Esses profetas foram também usados por Deus para anunciar uma nova aliança que Deus, faria através do Messias. “Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o Senhor. Porque esta é aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, eles serão o meu povo.” Jr 31:31-33

Todos os pontos que Deus achou importantes para falar sobre o Messias foram então anunciados pelos seus profetas. Desde o pormenor sobre o local de nascimento do Senhor Jesus até a forma como morreria. “E tu Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde a eternidade.” Mq 5:1(...) Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressor; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intrecedeu.” Is 53:12

Ao longo de toda a história do povo de Israel nada saiu do controlo de Deus e Ele usou as intenções dos homens para levar a cabo os seus planos. Por isso, no momento certo, na plenitude dos tempos, o nosso Senhor Jesus veio a terra para ensinar ao homem a vontade do Pai Celeste e para cumprir o plano redentor de Deus, preparado desde a fundação do mundo. “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” Gl 4:4-5

Tudo o que os principais sacerdotes e fariseus planearam fazer contra Jesus foi transformado por Deus em bem, para benefício da humanidade. Como nos diz o Espírito Santo através do livro do profeta Isaías, Deus fez cair sobre o Senhor Jesus o castigo que nos era destinado para que pudessemos ser livres da condenação eterna que nos era destinada. “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moido pelas nossas iniquidade; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.(...)Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intrecedeu.” Is 53:4-5,12

Deus como soberano controla tudo; e hoje, por o plano de Deus da nossa redenção já estar cumprido, existe a Igreja de Jesus Cristo. Através do sangue do Cordeiro de Deus temos os nossos pecados perdoados e podemos achegar-nos a Deus para adorar a sua Bondade a sua Majestade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário