quinta-feira, 28 de março de 2019

As ovelhas

O nosso Senhor Jesus compara os cristãos à ovelhas e a si mesmo como O Bom Pastor. As ovelhas são animais com características únicas, em comparação com outros animais de gado, o que torna possível a sua comparação com o homem carente da direção e proteção de Deus. Por isso é importante conhecer as caraterísticas das ovelhas, e assim entender mais profundamente porquê que o nosso Mestre as compara connosco.

No evangelho do apóstolo João vemos a comparação que o nosso Mestre faz de si mesmo com o Bom Pastor: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. (…) Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.” Jo 10:11,14-15.

Os cristãos precisam de um Pastor porque são totalmente indefesos aos ataques dos inimigos e precisam que os defendam. Assim como as ovelhas não têm nenhum mecanismo de defesa e combate, como por exemplo garras nas patas, dentes fortes aguçados, venenos entre outros mecanismos de defesa, os cristãos também não. Por isso, quando os cristãos estão expostas ao perigo o único consolo que têm é saberem que a vara e o cajado do Mestre os defenderá do perigo.

Como nos diz o Espírito Santo no versículo a seguir, quando o cristão está exposto ao perigo e anda em vales da sombra e da morte, ele tem a certeza de que o seu Pastor está a conduzi-lo e a protege-lo e que por isso pode tranquilizar-se. Por mais difíceis que sejam os perigos, o bordão e o cajado do Bom pastor consola e tranquiliza o seu coração: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” Sl 23:4

As ovelhas não têm capacidade de distinguir o alimento bom e o alimento mau; elas precisam que o pastor as conduza a bons pastos para se alimentarem de boa erva. Da mesma forma o cristão não tem capacidade de distinguir entre o alimento bom e o alimento mau para a sua alma. Eles precisam do Mestre e da orientação do seu Santo Espírito para saberem o que devem comer espiritualmente para estarem saudáveis.

Os cristãos apenas contam com o Bom Pastor para conduzi-los a bons alimentos espirituais e para levar-lhes a um lugar onde possam saciar a sua sede. “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;” Sl 23:1-2

Pela quantidade de filosofias contrárias ao Evangelho, o cristão facilmente se pode perder do rebanho de Deus e precisa do Mestre para conduzi-los a caminhos de justiça. “refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.” Sl 23: 3 Contudo, os cristãos são intrinsecamente pecadores e por si mesmo, não mereciam a graça de Deus. Mas Deus pela sua bondade, e por amor ao seu Nome os conduz por bons caminhos.

Se as ovelhas ficarem feridas na cabeça, as moscas poisam nessas feridas e deixam as suas larvas. O incómodo causado pelas moscas podem levar as ovelhas a loucura. Da mesma forma, se o cristão tiver alguma ferida na sua alma, as ideias trazidas pelo inimigo da sua alma podem fazer com que vejam a vida de forma contrária aos ensinamentos de Deus e então fazer com que se comportem de maneira louca. “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.” Sl 23:5

Para evitar os danos causados pelas moscas nas feridas das ovelhas, o pastor derrama óleo que vai ajudar a cicatrizar a ferida e a prevenir os danos causados pelas moscas. O nosso Bom Pastor derrama óleo sobre a nossa cabeça, que é a unção do seu Santo Espírito que vai curar as feridas do cristão e evitar que o incomodo da ferida o leve a loucura espiritual.

Se a lesão da ovelha a impedir de andar, e por isso a ovelha se perder do rebanho, o pastor ao notar a sua falta, deixa as outras em lugar seguro e vai a procura daquela que se perdeu. Quando o pastor a encontra, trata das suas feridas e a traz de volta carregando-a nos ombros. O nosso Mestre cuida das suas ovelhas na mesma maneira e diz-nos isso no versículo a seguir: “Qual dentre vós, é o homem que possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo.” Lc 15:4-5.

As ovelhas para o pastor, são importantes porque para o seu dono elas valem muito. Da mesma forma o nosso Mestre, dá muito valor a cada ovelha e por isso deu o seu sangue para que elas não se perdessem. O bom Pastor ama o seu rebanho, e por isso tudo o que faz é voluntariamente. “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. (…) Por isso o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para entregar e também para reavê-la. Este mandamento recebi de meu Pai.” Jo 10:11,17-18.

Os cristãos são como ovelhas, que não têm capacidade de visão sobre o que está ao seu redor. Elas precisam da direção do Bom Pastor para as conduzir, pois correm o risco de cair no precipício. Os cristão também precisam do Bom Pastor para se alimentarem espiritualmente e para descansar as suas almas. Os cristãos sem o Bom Mestre ficam totalmente perdidos e sem como alimentar a sua alma.

Sem comentários:

Enviar um comentário