A
casa de oração é um lugar único para a vida diária da Igreja de
Cristo, pois
é
o lugar onde o Espírito Santo se move e Deus manifesta a sua
presença. O trono da glória de Deus desce no meio da Igreja e todos
os cristãos em conjunto podem magnificar e louvar a Glória de Deus.
No meio da Igreja, o nosso Senhor Jesus se faz presente, observa cada
cristão e opera nas vidas daqueles que necessitam.
Jesus
Cristo depois de ressuscitar e de assentar-se a dextra de Deus Pai,
está com a Igreja através do seu Espírito Santo. Mas para além
disso, quando a Igreja se reúne para Cultua-Lo Ele faz-se presente,
e os cristãos podem gozar do privilégio de estarem na Presença do
Senhor Jesus. No versículo seguimos vemos que o nosso Mestre
diz-nos sobre a sua presença no meio da Igreja: “Porque onde
estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio
deles.” Mt18:20.
Em qualquer lugar onde os cristãos se reúnam regularmente Jesus se faz presente. Nesta casa de oração os cristãos podem contemplar a Glória do nosso Senhor e adora-Lo. Como nos diz o profeta Jeremias o trono da glória do nosso Deus está enaltecido no santuário de Deus, no lugar dedicado a oração e ao louvor da sua Glória. “Trono de glória enaltecido desde o princípio é o lugar do nosso santuário.” Jr 17:12.
A Igreja de Jesus é um corpo, um conjunto de pessoas compradas com o sangue de Jesus Cristo, e Deus deseja que a sua Igreja O louve como corpo. Por isso é importante que os cristãos se reúnam para adorar a Deus e para meditarem nas Sagradas Escrituras. O Espírito Santo nos alerta a congregar-nos fielmente na nossa igreja através do versículo seguinte: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” Hb 10:25.
Existem muitas coisas que fazem parte do dia a dia do cristão, mas é importante separar tempo para estar na igreja e para adorar a Deus com o corpo de Cristo, como o Espírito Santo nos ensina. O nosso Mestre virá buscar a sua Igreja, ou seja, todos os cristãos que estão focados na sua vontade e que vivem para adora-Lo. O dia da Sua vinda se aproxima e devemos prepara-nos para estarmos em condições de ir com Ele.
Na casa de oração, na comunhão com os outros cristãos, o cristão recebe alento, e a unção do Espírito Santo para crescer espiritualmente. Como diz o salmista, na casa de oração o cristão floresce como uma oliveira. Vemos isso no versículo a seguir: “Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verdejante, na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para todo o sempre.” Sl 52:8
As bênçãos que o cristão recebe na casa de oração são tão grandes que pode-se dizer como o salmista, que é preferível um dia na casa de oração gozando da presença do Senhor Jesus, do que mil dias em outros lugares. “Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.” Sl84:10
Deus nos dá como exemplo de Igreja, a igreja que se formou no dia de pentecostes, descrita ao longo do livro de Atos e deseja que nós sigamos o seu exemplo. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada um havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.” At2:42-44.
Esta Igreja, era sustida pelo Espírito Santo e eles, apesar das perseguições que sofriam, perseveravam em congregar-se juntos, para meditar na Palavra e para a oração. No dia a dia dos cristãos, era visível a prática da doutrina dos apóstolos e as pessoas a volta deles simpatizavam com eles. “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” At 2:46-47.
A casa de oração é um lugar que deve ter um lugar no dia a dia do cristão, e que não deve ser colocada em segundo lugar. Neste local, a presença de Jesus se manifesta e Ele pela sua graça abençoa cada cristão, consoante as suas necessidades. No meio congregação dos cristãos, o Espírito Santo é derramado e a vida dos cristãos é abençoada espiritualmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário