terça-feira, 22 de maio de 2018

Sejam diligentes e arrependam-se

Jesus Cristo quando começou o seu ministério proclamou a necessidade de arrependimento para que as pessoas pudessem entrar no Reino dos Céus. Hoje Jesus Cristo, através do Seu Santo Espírito continua a alertar-nos da necessidade de arrepender-nos com diligência. Uns necessitam de arrepender-se para entrar no Reino dos Céus e outros, precisam de arrepender-se para melhorar o relacionamento com o Pai Celeste, mas todos necessitam de arrepender-se.

Depois de ser batizado e de ter passado 40 dias no deserto, sendo tentado de todas as formas por Satanás Jesus passou a pregar e dizer: “Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” Mt 4:17. A prioridade de Jesus era a pregação e enquanto pregava via a necessidade das pessoas e tinha misericórdia delas, operando milagres e curas.

Hoje, as pessoas no seu dia a dia muitas cometem muitas coisas que vão contra a vontade de Deus e isso afasta-lhes de Deus. Para que as pessoas possam aproximar-se de Deus precisam de arrepender-se das suas más obras diárias; afastando-se delas e virando-se para o Pai Celeste.


Jesus enquanto esteve na terra tinha como objetivo chamar os pecadores ao arrependimento. Isso fez com que Jesus não hostilizasse nem rejeitasse os pecadores. Pelo contrário, Jesus sentava-se com publicanos, falava com as mulheres de má fá e com os rejeitados pela sociedade para leva-los ao arrependimento. O evangelho de Lucas diz-nos: “Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento.” Lc 5:31-32

Foram muitos pecadores que se arrependeram e que entraram no reino dos céus. Zaqueu, o publicano foi o exemplo de uma dessas pessoas. Ele ao encontrar-se com Jesus arrependeu-se dos seus pecados e encontrou a salvação da sua alma. Vemos a descrição do arrependimento de Zaqueu e a declaração de Jesus que ele estava salvo nos versículos seguintes: “Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que este também é filho de Abraão.” Lc 19:8-9.

Jesus quando atravessava a cidade de Jericó já conhecia Zaqueu, um homem que tinha necessidade de arrepender-se das sua obras e de alcançar a salvação de Deus. Quando Zaqueu subiu a árvore para ver Jesus, o Mestre já se tinha apercebido do interesse de Zaqueu em vê-lo. E por isso Jesus chamou-lhe e disse que descesse da árvore. Jesus hoje também passa pelos lugares onde existem pecadores que necessitam de arrepender-se das suas obras e de serem salvos. Jesus busca pelos pecadores como vemos no versículo seguinte: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.” Lc 19:10.

Muitos cristãos concentram-se nas suas vida e esquecem de dedicar o amor devido a Deus. Para além de esfriarem no seu amor a Deus eles também esfriam no se amor pela Igreja. Esses cristãos necessitam de arrepender-se das suas obras e do seu afastamento de Deus e da Igreja. A estes Jesus diz o seguinte: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.” Lc 2:5

Contudo, Jesus a cada dia irá contender com o coração desses cristãos para se arrependam e também buscará encontrar-se com eles para que se possam arrependem e voltar para o caminho da salvação. A palavra de Deus diz-nos quais são as obras que agradam ao Senhor. E o Mestre deseja que nos preocupemos em sermos ricos para Deus e não em acumular tesouros na terra.


Por isso o Mestre diz a alguns cristãos da Igreja: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.” Ap 3:15-17

Esses cristãos precisam de tornar a ver e aperceberem-se dos valores de Jesus Cristo e assim buscarem o perdão dos seus pecados, voltando a caminhar no caminho da salvação. Sabemos que somos pecadores e que todos os cristãos precisam de arrepender-se diligentemente dos seus maus caminhos e de desviarem-se do mal para que o pecado não os afastem de Deus. O Pai Celeste nos ama e não quer que nos percamos por isso Ele quer ajudar-nos a sairmos nos maus caminhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário