terça-feira, 20 de março de 2018

Jesus é o nosso Sumo Sacerdote

No Antigo Testamento vemos que Deus instituiu um intermediário para a sua relação com o povo de Israel. Este intermediário era o Sumo Sacerdote. Este homem era alguém que representava o povo perante Deus e que oferecia sacrifícios para a expiação dos pecados do povo. Para além disso o sumo sacerdote tinha como função ensinar ao povo a vontade de Deus e dirigir os assuntos do templo. O Sumo Sacerdote era por isso o líder religioso da nação.

Jesus Cristo, o Filho de Deus veio a terra e desempenhou todas as funções que cabiam ao Sumo Sacerdote. Enquanto esteve na terra ele ensinou as pessoas a vontade de Deus para que as pessoas pudessem ter uma vida agradável ao Pai Celeste. Um dos sermões mais conhecidos de Jesus foi aquele que ficou conhecido como o sermão da Montanha.

Neste sermão, Jesus pregou para os seus discípulos e para uma grande multidão e ensinou atitudes fundamentais para um cidadão do Reino de Deus. Neste sermão Jesus ensina-nos, entre outras coisas, que os mandamentos de Deus são mais do que atos exteriores e que Deus valoriza tanto o que vai no nosso coração como as nossas atitudes. Jesus ensina-nos um padrão de comportamento que começa no coração e termina nos nossos atos exteriores.

O exemplo disso, são algumas atitudes interiores como o odiar que são tão condenáveis como o matar. Vemos isso no versículo a seguir: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que (sem motivo) se irar contra o seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento de tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.” Mt 5:21-22.

Sabemos que o Sumo sacerdote oferecia sacrifícios para a expiação do pecado do povo. Mas Jesus como Sumo Sacerdote ofereceu-se a si mesmo como sacrifício pelos nossos pecados. Por ser Santo, Puro e por ser o Filho de Deus, Jesus padeceu em nosso lugar o preço dos nosso pecados. A morte de Jesus Cristo é único sacrifício que cobre as exigência de Deus para que fosse perdoados os pecados da humanidade.

Os versículos a seguir dizem-nos isso. “Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, pelos seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu.” Hb 7:26-27

Depois da sua morte, Jesus Cristo ressuscitou e esteve com os seus discípulos e ascendeu aos céus aos perante os olhos dos seus seguidores. Agora Jesus Cristo está sentado a dextra de Deus e representa-nos perante Deus como nosso Advogado; Ele defende-nos das acusações do nosso inimigo e intercede em nosso favor. “este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hb7:24-25

O nosso Mestre é o nosso único Advogado perante o Pai Celeste. Isto porque Jesus Cristo compreende as nossas fraquezas humanas; Ele viveu na terra como homem e foi tentado em todas as coisas mas sem pecado. “Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas; à nossa semelhança, mas sem pecado.” Hb 4:14-15.

Jesus Cristo, como Sumo Sacerdote é aquele que dirige os assuntos do templo da Igreja. Cada cristão é o templo do Espírito Santo (1Co 6:19) e Jesus dirige os assuntos relacionados com as nossas vidas, para que as nossas vidas sejam um louvor ao Deus Pai. Para além disso, Jesus Cristo também dirige a vida da própria Igreja. “E pôs todas as coisas debaixo dos seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu a igreja,” Ef 1:22. Jesus lidera a Igreja dirigindo as decisões dos líderes da igreja através do seu Santo Espírito.

Como vemos, Jesus Cristo é o nosso perfeito Sumo Sacerdote. Ele é aquele quem nos ensina a vontade do Pai, é também aquele que se deu em sacrifício pelos nossos pecados; Jesus Cristo é o nosso representante perante Deus. Ao mesmo tempo é o nosso único advogado perante o Pai Celeste. O nosso Mestre está mais interessado do que nós, na nossa caminhada rumo ao céu e tudo faz para nos ajudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário