quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Vivendo como um atleta

A Bíblia ensina que uma das formas de o cristão manter-se constante e focado na sua caminhada cristã sem esmorecer é vivendo como um atleta. Um atleta é alguém que tem um objetivo em mente e prepara-se a todos os níveis para atingir o seu objetivo. Todos os cristãos devem também planear todos os componentes da sua vida, como a vida familiar, a vida profissional, a vida financeira, e os seus relacionamentos para que possa estar em forma na sua corrida cristã.

O atleta planeia cuidadosamente a sua alimentação, o seu tempo de descanso e sobretudo, o tempo de treino. Tudo o que possa afetar o desempenho do atleta é controlado de forma que ele possa ter o melhor desempenho na sua prova. As cristãos também são influenciados pela sua alimentação espiritual, pelo seu tempo com Deus e pelos relacionamentos que possuem. Por isso, tudo deve ser pensado cuidadosamente para não afetar negativamente a vida com Deus.

Como nos diz o apóstolo Paulo na sua epístola aos coríntios, o  atleta domina-se em todos os seus impulsos, para que possa estar em forma e ganhar o prémio. Da mesma forma os cristãos devem dominar-se para que estejam bem preparados para a caminhada cristã e ganhar a vida eterna. Vemos isso a seguir: “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós porém, a incorruptivel.” 1Co 9:25.

O apóstolo Paulo diz-nos que devemos caminhar a cada dia de forma a que possamos alcançar o nosso objetivo, que é a vida eterna. Na vida, várias coisas apresentam-se a nós como coisas indispensáveis, mas devemos ter em mente que o que é indispensável da vida do cristão é sua comunhão com Deus e a salvação que Deus nos oferece em Cristo Jesus.

Dando o seu próprio exemplo, Paulo refere que não caminhava na vida, como quem não tem uma meta, mas pelo contrário, a sua luta era bem definida, ele tinha como objetivo, que era a coroa da vida eterna. Para conseguir caminhar a cada dia, ele dominava o seu corpo, com as suas inclinações carnais, e levava a sua carne cativa a Palavra de Deus, para que ele mesmo não fosse desqualificado depois de pregar aos outros.

Vemos isso nos versículos a seguir: “assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado aos outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” 1 Co 9:26-27. A carne, juntamente com o nosso ego, não impeditivos de seguirmos a Jesus Cristo, por isso temos de nega-la para conseguirmos seguir o nosso Mestre.

A carne é inimiga do espírito e tem um objetivo oposto ao do nosso espírito. Ela deseja apenas satisfazer os seus desejos e viver de forma autónoma de Deus. Por isso Deus avisa-nos que a carne é inimiga de Deus e dos seus princípios; quem anda na carne não pode agradar a Deus. “Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” Rm 8:7-8.

Um dos segredos dos atletas para cruzarem a meta quando se sentem cansados, e quando existem dificuldades é a perseverança. Da mesma forma os cristãos para conseguirem acabar a sua corrida precisam de ser perseverantes. Nos momentos de dificuldade, eles precisam de focar a sua mente em Jesus Cristo, aquele que tudo suportou por amor a nós e continuar a corrida.

Todo o pecado que existe na nossa vida, torna-se num peso para nós, e dificultam a nossa corrida. “Por isso devemos desembaraçar-nos de todo o pecado e corrermos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” Hb 12:1-2.

Na nossa corrida cristã não estamos sozinhos: temos a Jesus Cristo, o nosso Mestre e Pastor que nos ensina e nos dirige por que caminhos devemos andar. Temos também o auxílio do Espírito Santo que nos capacita a obedecer a Jesus Cristo e a negarmos a nossa carne a cada dia. Por isso, quando surgem dificuldades, não devemos parar a nossa corrida; devemos ser perseverantes pois o nosso Mestre está connosco e nos recompensará.

Sem comentários:

Enviar um comentário