terça-feira, 30 de maio de 2017

Tenha fé em Deus


A fé cristã hoje está espalhada por todo o mundo, contudo as gerações mais novas têm um conceito errado de fé e pensam que a fé é apenas acreditar que Deus existe. Contudo, ao longo da Bíblia podemos ver que a fé é algo muito mais profundo, que envolve uma crença inabalável em Deus e que é independente das circunstâncias.


A fé cristã como podemos ver pelo testemunho dos primeiros apóstolos de Jesus Cristo é acreditar que Jesus Cristo é o Filho do Deus vivo que deu a sua vida para perdão dos pecados da humanidade. A fé cristã condicionou todas as atitudes dos apóstolos, pois por acreditarem em Deus, tiveram temor ao Seu nome e viveram para obedece-Lo e para agrada-Lo.


A fé leva aos cristãos prostrarem-se perante Deus, em reconhecimento que a vida já não é deles mas sim de Deus Pai, porque Jesus Cristo os comprou com o seu sangue. O apóstolo Paulo, por exemplo, pela sua fé em Jesus Cristo, dedicou toda a sua vida a propagar o evangelho da Graça, e amar a Deus.


A fé de Paulo demonstrava-se em obras, não era uma emoção que vacilava consoante as circunstâncias fossem boas ou más. A fé de Paulo, ou seja o seu ato de acreditar e de confiar em Deus, fazia com que Ele não se preocupasse com a sua vida, mas sim em cumprir o ministério que recebera de Jesus Cristo. Vemos isso no versículo a seguir: “Porém em nada considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.” At 20:24.


Outro exemplo de um homem que tinha fé em Deus era Abraão, como nos relembra o autor da epístola aos hebreus. Abraão é considerado ao pai da fé, pois foi aquele que ouvindo a voz de Deus e a promessa de receber uma terra, por herança, que mana leite e mel, obedeceu a Deus, deixando a casa da sua parentela e foi para um lugar que não conhecia, apenas confiando na voz de Deus.


Vemos isso no versículo a seguir: “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber onde ia.” Hb 11:8. Vemos que a fé que Abraão tinha traduziu-se na sua atitude de confiança e obediência a Deus. A fé quando não é exteriorizada, expressa em atitudes, está adormecida, como que morta e tem de ser despertada.


O apóstolo Tiago diz-nos isso na sua epístola como vemos a seguir: “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas se não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salva-lo?(...) Queres, pois ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? Não foi por obras, que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou,” Tg 2:14,20-22.


A fé leva-nos a ter um relacionamento com Deus, de Pai-filho e ao mesmo tempo, Senhor- servo. Por um lado sentimos o seu amor e cuidado de Pai e vivemos para obedece-Lo porque nos sentimos seguros nos seus braços; por outro lado, apercebemos que Somos propriedade de Deus e que a nossa existência tem como objetivo adora-Lo e servi-Lo.


Em tudo o que fazemos, demonstramos a nossa fé no fato de Deus ser o nosso Pai, e que como Pai, cuida de nós e nos ama. Por isso sem acreditar em Deus, sem ter confiança em Deus, as nossas atitudes já não têm o mesmo aroma suave de adoração. Por isso, sem fé é impossível agradar a Deus, como vemos no versículo a seguir: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Hb 11:6.


Como filhos de Deus, podemos também crescer em estatura, em maturidade em direção a semelhança com Cristo Jesus. Por isso, podemos crescer na fé, na confiança em Deus. O Espírito Santo é aquele quem nos ajuda a crer e a confiar em Jesus Cristo e no Pai Celeste, e por isso podemos procurar o seu auxílio em oração e nas nossas atitudes no dia a dia. Por outro lado, a fé aumenta quando ouvimos e meditamos na Palavra de Deus. Podemos voluntariamente procurar crescer na fé, e ao mesmo tempo contar com a ajuda do Espírito Santo para que esse crescimento se dê.

Sem comentários:

Enviar um comentário