quarta-feira, 10 de maio de 2017

A porta fechada


Depois da morte de Jesus Cristo os discípulos ficaram com medo do que lhes pudessem fazer, por causa do nome do Senhor Jesus. Por isso eles esconderam-se; e mesmo depois de Maria Madalena ter-lhes contado que Jesus ressuscitara eles continuaram receosos. Mas, numa tarde de domingo, enquanto os discípulos reuniam-se cheios de medo, o nosso Senhor Jesus apareceu-lhes.


As portas da casa estavam trancadas, para que ninguém pudesse entrar; mas para Jesus não há nada que possa impedir o seu Poder e Ele entrou na casa e pôs-se no meio dos discípulos e confortou-lhes. Vemos isso no versículo a seguir: “Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.!” Jo 20:19.


Os discípulos tinham seguido de forma entusiasmada o Senhor Jesus; mas Ele tinha sido preso e morto; e agora os judeus pretendiam fazer o mesmo aos seguidores do Mestre. Os discípulos estavam confusos, sem saber o que fazer pois não viam forma de continuar proclamando os ensinamentos do Mestre num ambiente de tanta hostilidade. Jesus veio ao encontro dos seus corações assustados e cheios de receio e disse: a Paz seja convosco.


Contudo, os planos de Deus são maiores do que os dos homens; e nada pode impedir os planos de Deus de se realizarem. Jesus veio a eles e lhes ordenou que fossem ao mundo da mesma forma que o Senhor tinha ido ao encontro das necessidades do mundo e que fizessem aquilo que Ele lhes tinha ensinado. No versículo seguinte vemos a direção do Mestre ao discípulos: “Disse-lhes, pois Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.” Jo 20:21.


No meio do desespero, de uma total desesperança os discípulos receberam a orientação do Filho de Deus sobre o que deveriam fazer e receberam a esperança do revestimento com o Espírito Santo: “E havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” Jo 20: 22. Jesus soprou sobre eles o Espírito Santo o que terá sido o antegozo do derramamento do Espírito Santo.


Os discípulos provavelmente tinham sentido que a porta para a vida deles, como discípulos do Senhor, tinha-se fechado, que eles iram morrer nas mãos dos judeus e que o sonho de proclamar o nome do Senhor Jesus tinha acabado. Mas para Jesus não há portas fechadas. Jesus entrou por uma porta fechada, numa situação em que os discípulos eram procurados para serem torturados e mortos, e os animou.


A morte não tinha detido o Senhor Jesus: Ele tinha ressuscitado! Apesar de tudo o que sofrera e de ter sido sepultado, naquele momento o Senhor estava no meio deles para dizer que fossem ao mundo e que fizessem o que tinham visto o Senhor Jesus a fazer. No versículo a seguir vemos como os discípulos se alegraram ao verem ao Senhor Jesus: “E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto os discípulos ao verem o Senhor.” Jo 20:20.


Na nossa vida por vezes algumas portas ficam fechadas, mas o Senhor Jesus é aquele que entra através dessas portas fechadas para nos dar alento, para nos dar direção. O Senhor Jesus é aquele que ressuscitou e por isso não precisamos de temer a morte e as dificuldades, pois para o nosso Mestre não obstáculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário