domingo, 11 de junho de 2017

Regozijai-vos sempre


Deus como Pai Celeste deseja abençoar os seus filhos, com toda a sorte de bênçãos. Contudo, a Bíblia adverte-nos que, para recebermos as bênçãos temos que ser obedientes aos mandamentos de Deus. Outro requisito para recebermos as bênçãos é estarmos sempre alegres, com bom ânimo.
 
No dia a dia, quando não há problemas, os cristãos têm motivos para estar alegres, por causa do poder de Deus, da salvação que nos foi concedida pela Graça, entre outras coisas. Existem porém os momentos de tribulação. Nestes momentos o Senhor Jesus nos recomenda termos bom ânimo, ou seja, que não nos deixemos ficar tristes, desanimados.

No versículo a seguir, vemos as palavras de Jesus: "Estas coisas, vos tenho dito agora que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." Jo 16:33. Enquanto Jesus estava na terra, os discípulos viviam entusiasmados, com tudo o que aprenderam e viram Jesus fazer. Mas Jesus avisou-lhes que haveriam momentos, em que dificuldades surgiriam e eles deveriam ter uma postura positiva e ter bom ânimo, por tudo o que Deus já lhes tinha manifestado.

Hoje o nosso Senhor Jesus requer a mesma atitude da nossa parte quando surgem dificuldades, que tenhamos bom ânimo. O bom ânimo é a atitude oposta ao desanimo, aos pensamentos negativos e de tristeza. É a mesma atitude positiva que temos naturalmente quando as coisas correm bem, mas que adotamos por causa do nosso Deus, da pátria celeste que nos espera cheia de alegria e paz.

O apostolo Paulo, aconselha aos cristãos da igreja de Tessalónica a regozijarem-se sempre: tanto nas situações em que tudo corria bem, como nas situações em que as coisas estavam difíceis. Vemos isso no versículo a seguir: "Regozijai-vos sempre." Ts 5:16.

Quando somos alegres, mesmo nos momentos de tribulação, estamos a honrar a Deus da mesma forma que Calebe e Josué, que mesmo vendo os habitantes da terra de Canaã, altos e temíveis, confiaram no Senhor e alegraram-se pela terra prometida que iriam conquistar.

Se desanimar-mos mostramos pouca fé em Deus, pouca confiança no Deus que nos salvou com grande poder. O povo de Israel desanimou quando viu os gigantes que existiam na terra de Cannaã, e começou a murmurar. Essa atitude desagradou profundamente o coração de Deus e todos os que duvidaram do poder de Deus morreram no deserto sem entrarem na terra prometida.

Jesus, da mesma forma, quer que tenhamos fé Nele nos momentos em que vemos gigantes, pois caso contrario não estamos a mostrar fé no seu poder. Quando os discípulos temeram a vida, por causa de uma tempestade que assolava o barco, e acordaram o Mestre assustados, o Senhor exortou-os dizendo que tinham pouca fé.

Foram estas as palavras do Senhor Jesus perante o medo dos discípulos: "E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se reprendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança." Mt 8:26. Jesus já tinha feito tantos milagres extraordinários mas mesmo assim eles temeram pelas suas vidas.

O bom ânimo é uma atitude que podemos ter em qualquer circunstância porque podemos obrigar-nos a pensar da maneira como nos ensina a Palavra de Deus, deixando de lado os pensamentos de desânimo, e de incredulidade. Ao fazermos isso mostramos fé em Deus e confiança no seu poder de resolver tudo em nossas vidas.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário