quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Não há escolha quando Deus envia


Nós humanos fomos feitos a imagem e semelhança de Deus e por isso temos a possibilidade de escolha. Contudo, no que se refere as ordens dadas por Deus, o homem não tem escolha, pois tudo o que Deus nos ordena é o melhor para nós. Por esse motivo só nos sentimos realizados quando obedecemos a voz de Deus


Jonas foi um profeta que pensou que tinha possibilidade de escolha sobre se obedeceria ou não uma ordem dada por Deus. Ele achou que poderia fugir da vontade de Deus, e deixar de ir pregar ao povo de Nínive sobre as transgressões que eles cometiam e sobre a decisão de Deus destruir a cidade num pequeno prazo de tempo.


Nos seguintes versículos vemos a ordem de Deus a Jonas, para que ele fosse aos habitantes da Nínive e proclamasse o descontentamento de Deus com a maldade dos seus habitantes. “Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Dispõe-te, vai a grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.”Jn 1:1-2.


Ao ouvir a ordem de Deus Jonas dispôs-se mas para fugir da presença do Senhor, como vemos no versículo seguinte: “ Jonas dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Tarsis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Tarsis; pagou, pois a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Tarsis, para longe da presença do Senhor.” Jn 1:3


Por isso Jonas, fugiu apanhando um navio para outra cidade longe de Nínive, a cidade de Tarsis. Contudo, enquanto Jonas viajava no navio, o nosso Deus, fez vir uma tempestade muito grande que colocou em risco de vida todos os ocupantes do navio. Os homens que estavam no navio acharam que alguém presente no meio deles tinha feito alguma ofensa a Deus e que por isso lhe tinha sobrevindo aquela tempestade.

 

Vemos isso no versículo a seguir: “E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. “ Jn 1:7. Quando a sorte caiu sobre Jonas ele teve de confessar que era hebreu temente a Deus, e que estava a fugir da presença de Senhor.


A solução que eles encontraram, em concordância com o próprio Jonas, foi lançar Jonas no mar para que a tempestade se acalmasse. Quando Jonas foi atirado ao mar a tempestade se acalmou e Deus fez com que um grande peixe engolisse a Jonas. Dentro do peixe Jonas pôde cair em si arrepender-se de ter tentado fugir da vontade de Deus.


Assim, Jonas orou a Deus arrependido e Deus ordenou ao peixe que o vomitasse em terra. Nos versículos seguintes vemos a oração de Jonas: “Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus, e disse: na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu, do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.(...) Quando dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.” Jn 2:1-2,7.


Deus é totalmente soberano. Ele tem controle e domínio sobre tudo, tanto nos céus como na terra, e nós somos obras das suas mãos. Por isso devemos ser humildes e reconhecer que nada podemos controlar e que tudo está nas mãos de Deus. O nosso Deus está acima de todo o poder e autoridade. Por isso devemos aceitar a vontade de Deus para nossa vida e obedecer-lhe. Nada somos sem Deus e apenas quando estamos nas suas mãos a nossa vida tem valor. Louvemos e adoremos a Deus pois Ele é digno que toda a nossa honra, e louvor.

Sem comentários:

Enviar um comentário