domingo, 5 de fevereiro de 2017

Filho meu, dá-me o teu coração


O nosso Senhor Jesus ensinou-nos que o coração tem uma importância fundamental para a nossa vida porque é dos corações que saem todos os desígnios do homem, tanto os bons como os maus. Por isso o nosso Pai Celeste diz-nos: “Filho meu dá-me o teu coração”, para que os nossos passos possam ser dirigidos e possamos ser mais semelhantes ao seu Filho Jesus.

Vemos a seguir o convite do Pai Celeste para que lhe dê-mos o nosso coração: “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.” Pv 23:26. Deus deseja o nosso coração e também que nós gostemos dos caminhos que Ele tem para a nossa vida. Os caminhos de Deus são caminhos retos, de paz e de alegria. Contudo a nossa velha natureza pode desejar outras coisas e outros caminhos diferentes da vontade do Pai.

Quando o cristão chega ao conhecimento de Jesus Cristo e aceita-o como Senhor e Salvador da sua vida, geralmente chega com muitos sonhos e planos para a sua vida. Muitos sonhos que o cristão tem pode não estar de acordo com os sonhos que Deus tem para a sua vida. A medida que o cristão vai conhecendo a Deus, vai sabendo dos sonhos que Deus tem para a sua vida.

Os sonhos de Deus para a vida do cristão são sonhos belos, que estão relacionados com a vontade de Deus para todos os seus filhos e também com a nossa frutificação numa determinada área da vida da Igreja, dependendo dos dons e talentos que Deus concedeu a nossa vida.

Na primeira epístola aos  coríntios, o apóstolo Paulo fala dos diversos dons que o Espírito Santo concede aos cristãos para a edificação da Igreja, como vemos nos versículos a seguir: “Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um variedade de língua; e a outro, capacidade para interpretá-las.” 1Co 12:8-10. Assim os sonhos de Deus podem estar relacionados com o desenvolvimento de um destes dons.

Esses sonhos devem ser recebidos pela fé em Cristo Jesus e confiando que Deus em tudo pode capacitar-nos para a concretização desse sonhos. Deus é aquele em quem devemos confiar e não em nós mesmos para a realização de qualquer coisa, como nos diz o versículo seguinte: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja a Esperança é o Senhor.” Jr 17:7.

Deus na sua infinita misericórdia, pode também ajudar-nos a realizar outros sonhos concernetes a nossa vida terrena, porque se buscarmos a sua vontade e o seu reino Ele promete nos acrescentar todas as coisas de que necessitamos. “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acescentadas.” Mt 6:33.

Contudo, a nossa vida só terá significado e valor se cumprimos os sonhos de Deus para a nossa vida. Deus diz-nos: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Jr 29:11. Isto porque Deus é quem sabe o que necessitamos para sermos verdadeiramente felizes.

Devemos por isso entregar o nosso coração ao Senhor juntamente com os nossos sonhos e planos e descançar Nele. Deus então poderá contolar a nossa vida, com o seu Santo Espírito e dar-nos um novo coração, com novos sonhos. Essa é a promessa de Deus para aqueles que lhe dão o seu coração (Ez 36:26-27).

Sem comentários:

Enviar um comentário