domingo, 21 de agosto de 2016

A disciplina do cristão


Na Bíblia o cristão é comparado a um atleta que corre num estádio com objetivo de ganhar a medalha da competição. Ser um atleta envolve uma disciplina, uma preparação diária rigorosa nos treinos e um cuidado rigoroso com tudo o que possa influenciar o desempenho físico, como a alimentação e o descanso. Essa disciplina constitui normas e regras que o levam ao sucesso.

Vemos a comparação do cristão com um atleta no seguinte versículo da epístola do apóstolo Paulo: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade, correm mas só um leva o prémio? Correi de tal forma que o alcanceis.” 1Co 9:24. Vemos então, que como os atletas, os cristãos só ganham a coroa da vida eterna se correrem a sua carreira de forma adequada, ou seja, se prepararem-se espiritualmente  e se tiverem uma vida disciplinada em todos os aspetos: na alimentação, no descanso e nos treinos.

A alimentação espiritual do cristão está relacionado com a leitura da Palavra de Deus, porque é ela que possibilita o cristão crescer espiritualmente e viver da forma que agrada ao Pai Celestial. A Palavra de Deus dá a direção para a vida do cristão, porque nos diz a vontade de Deus para as nossas vidas.

Da mesma forma que a alimentação física do atleta é rigorosa, e não pode conter coisas que façam mal a sua saúde, a alimentação espiritual do cristão deve ser cuidadosa. Isto porque se o cristão alimentar os seus pensamentos com ideias contrárias a Palavras de Deus, propagadas em filmes séries e publicidades, o cristão acabará por pensar e agir de forma contrária a vontade de Deus.

Tudo o que possa influenciar a mente do cristão, como filmes e series com violência, sexo e linguagem obscena devem ser evitados. O cristão deve regular a sua alimentação espiritual, ou seja, tudo o que lê em livros, sites e revistas ou vê na televisão e cinemas de forma a sua mente não ser influenciada negativamente.

Sobre isso o apóstolo Paulo diz: “Todo o atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós porém a incorruptível.” 1Co 9:25. Os cristão devem controlar e dominar a sua carne com as suas concupiscências para que possam seguir a disciplina cristã. Isto porque o mundo nos apresenta hipóteses de formas de conviver com os outros, de utilizar o nosso tempo, entre outras coisas, que não ajudam a edificar a vida cristã.

Um edifício ao ser construído sofre um aumento no seu tamanho porque o construtor ao edificar a sua construção usa coisas que vão fazer o edifício crescer, como os tijolos por exemplo. Da mesma forma, a vida cristã tem de ser edificada, construída com critério de forma a que possa resultar em crescimento da nossa espiritualidade. Isto porque apesar de tudo nos ser lícito, nem todas as coisas edificam a nossa vida, ou seja, nem todas as coisas nos fazem crescer espiritualmente.

O descanso também deve ter um lugar na vida cristã. Isto porque somos homens e o nosso corpo e alma precisam de descanso para nos recuperarmos física e emocionalmente. O nosso Pai Celeste depois de formar a terra e tudo o que nela há, no sétimo dia descansou. Devemos seguir o exemplo do Pai celeste e separar um tempo para descansar.

O treino da vida cristã consiste em todas as ações em que o cristão coloca em prática a Palavra de Deus: a oração ao Pai Celeste; a perseverança no estuda da Palavra de Deus, na oração e no partir do pão com os irmãos da fé; a prática de boas obras às pessoas que estão a nossa volta.

A oração é fundamental para a vida cristã, pois permite ao cristão falar com Deus e expor as suas necessidades físicas e espirituais, bem como a sua necessidade de orientação. Através da oração os cristãos podem também exercitar o amor ao próximo intercedendo a Deus pelos que necessitam de ajuda física e espiritual, bem como, pelas autoridades do seu país e por todas as situações, inclusive as relacionadas com a vida da Igreja.

A vida cristã, portanto, possui uma disciplina, um conjunto de regras e normas que permitem ao cristão, ser bem sucedido e alcançar sua coroa. Esta disciplina é composta por: estudo e meditação na Palavra de Deus; a prática da Palavra de Deus, e pelo descanso. A prática da Palavra de Deus é feita através de perseverança, na oração, no estudo da Palavra e no partir do pão com os irmãos da fé e através de boas obras em favor do nosso próximo. Ao aplicarmos essas regras corremos diariamente rumo a pátria celeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário