sexta-feira, 25 de março de 2016

O Senhor pelejará por nós

Na vida cristã há algo, que nunca nos podemos esquecer: Deus é quem peleja pelo seu povo. O povo de Deus nada consegue pelas suas próprias forças, mas sim pelo poder de Deus, pela capacitação do Espírito Santo. O povo de Israel foi a nação escolhida, desde séculos atrás, para testemunhar o poder do Senhor e para viver para Deus. Na altura em que o povo de Israel esqueceu-se de que era Deus quem pelejava por eles, e que não era pelas próprias forças que iriam conseguir tomar posse da terra de Canaã, o povo murmurou contra Deu e pecou.
 
Depois da chegada dos doze espias da terra de Canaã, o povo de Israel e a maioria dos espias assustaram-se com a perspetiva de lutar contra um povo de grande estatura, quase gigantes; e quiseram por isso desistir de perseverar no promessa do Senhor, e voltar para a terra do Egito. As palavras do povo de Israel estão descritas no livro de Deuteronómio como podemos ver nos versículos seguintes: "Murmurastes nas vossas tendas e dissestes: Tem o Senhor contra nós ódio; por isso,  nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus e destruir-nos. Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto do que nós é este povo; as cidades são grandes e fortificadas até aos céus. Também vimos ali os filhos dos anaquins." Dt 1: 27- 28.
 
O povo de Israel mostrou com isso uma grande ingratidão, pois Deus tinha mostrado um tamanho poder ao liberta-los do Egito e enquanto os conduzia no deserto.  O povo de Israel apenas conseguiu sair do Egito porque Deus enviou dez pragas para as terras dos egípcios, tendo a ultima praga causado tamanha desolação que obrigou a faraó deixar o povo partir. Depois de partir do Egito, o povo de Israel ia sendo apanhado pelo exército dos egípcios, mas Deus abriu o mar vermelho permitindo que fugissem dos seus perseguidores.
 
Enquanto andavam pelo deserto, Deus pessoalmente os conduzia, com uma nuvem de dia e a noite com uma coluna de fogo. Quando sentiram forme, Deus os alimentou com maná; e  enquanto caminhavam, as suas roupas não envelheciam. Deus, cuidou do povo de Israel,  como um pai cuida de seus filhos. Por isso Deus se indignou contra o povo de Israel, exceto com Josué e Calebe, que perseveraram em seguir ao Senhor. Podemos ver isso nos versículos seguintes: "Mas nem por isso crestes no Senhor, vosso Deus, que foi adiante de vós por todo o caminho, para vos procurar o lugar onde deveríeis acampar; de noite, no fogo, para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar, e, de dia, na nuvem. Tendo, pois, ouvido o Senhor as vossas palavras, indignou-se (...)" Dt 1: 32-33.
 
Na nossa vida devemos ter a mesma postura que Moisés que acreditou que Deus iria adiante deles e que pelejaria por eles, da mesma forma como fizera para que eles saíssem do Egito. Vemos as palavras de Moisés no versículo seguinte: "O Senhor, vosso Deus, que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, segundo tudo o que fez conosco, diante de vossos olhos, no Egito, como também no deserto, onde vistes que o Senhor, vosso Deus, nele vos levou, como um homem leva a seu filho, por todo o caminho pelo qual andastes, até chegardes a este lugar." Dt 1: 30-31.
 
Devemos também perseverar em seguir ao Senhor e responder com fé as promessas dadas pelo Senhor Jesus. O povo de Israel não mostrou crer nas promessas do nosso Deus e quis voltar atrás. Esta atitude não agradou a Deus e por isso o povo que murmurou contra Deus, e não quis perseverar em seguir ao Senhor, não estraram na terra de Canaã. Apenas Josué e Calebe que perseveram no Senhor e confiaram no seu poder entraram na terra de Canaã. Para entrarmos no descanso prometido pelo Senhor, ou seja, na reino Celestial, devemos perseverar nas promessas do Senhor.
 
O autor da epístola aos Hebreus adverte que não aproveitou nada ao povo de Israel ouvir aos promessas de Deus sem terem crido nelas, porque assim, não entraram na terra prometida. Por isso devemos crer na Boas-Novas que ouvimos e agir com fé na Palavra de Deus para que possamos entrar no descanso que Deus preparou para nós. Podemos ver isso no versículo seguinte: "Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram." Hb 4:2.
 
Podemos confiar nas promessas do Senhor Jesus pois o seu cumprimento não depende do nosso poder, mas apenas do poder do Espírito Santo. Apesar de sermos limitado e falhos, temos o Senhor do nosso lado, que nos ama e por isso pelejará por nós na nossa luta contra o pecado, na nossa luta para segui-Lo e na nossa luta pela satisfação das necessidades do dia-a-dia. O nosso Deus é o Senhor dos Exércitos, Ele é o Senhor de todo céu e de toda a terra e por isso com Ele ao nosso lado somos mais do que vencedores.

Sem comentários:

Enviar um comentário