quarta-feira, 24 de outubro de 2018

A quem damos ouvidos

O nosso Mestre, o Senhor Jesus, avisou-nos de que do nosso coração procederiam todas as veredas da nossa vida. Por este motivo, Deus aconselha-nos a guardar o nosso coração de todos os maus pensamentos e sentimentos que possam querer entrar em nós, no nosso dia a dia.

Se existirem coisas más no nosso coração elas vão se exteriorizar em más ações, como nos diz o nosso Mestre. “Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfémia, a soberba, a loucura.” Mc 7:21-22.

Por isso, o Espírito Santo aconselha-nos, no versículo seguinte, a guardar à cima de tudo o nosso coração. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Pv 4:23. Existem pessoas que se preocupam em guardar o seus bens, outras tentam guardar coisas diversas. Mas, o que cima de tudo devemos guardar é o nosso coração.

Para além do nosso coração determinar as nossas ações, aquilo que temos no nosso coração também determina a quem ouvimos: se ouvimos a voz do Espírito Santo, ou se ouvimos a carne e os demónios. Quanto mais limpo o coração do homem estiver, mais facilmente ele dará ouvidos a voz de Deus e Lhe obedecerá. “Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a voz de Deus e a guardam.” Lc 11:28.

Quando existe inveja no coração, é mais fácil dar ouvidos a voz da carne e do diabo e fazer alguma coisa de mal contra a pessoa a quem se inveja, do que fazer o bem a ela. Pelo contrário, quando existe bondade e misericórdia no coração é mais fácil ouvir a voz do Espírito Santo e fazer o bem a quem nos odeia.

Por exemplo, Davi era um homem que tinha temor a Deus e quando teve a oportunidade de matar a Saúl, não deu ouvidos a opinião dos seus homens que diziam que aquela era a oportunidade dada por Deus para Davi matar a Saúl. Pelo contrário, Davi temeu a Deus e não deixou que os seus homens fizessem algum mal a Saúl.

Vemos isso a seguir: “Então os homens de Davi lhe disseram: Hoje é o dia do qual o Senhor te disse: Eis que te entrego nas mãos o teu inimigo, e far-lhe-ás o que bem te parecer. Levantou-se Davi e, furtivamente, cortou a orla do manto de Saúl. Sucedeu porém que, depois sentiu Davi bater-lhe o coração, por ter cortado a orla do manto de Saúl; e disse aos seus homens: o Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é ungido do Senhor. Com estas palavras, Davi conteve os seus homens e não lhes permitiu que se levantassem contra Saúl; retirando-se da caverna, prosseguiu o seu caminho.” 1Sm 24:4-7.

Quanto mais coisas más como inveja, soberba, malícia, entre outras coisas, existir no coração mais difícil é ouvir a Deus. Por isso, as pessoas quando estão longe de Deus, têm tendência a fazerem-se surdas para os concelhos de Deus e preferem fazer a vontade da carne. Deus, ao longo dos evangelhos e também em Apocalipse, diz-nos que quem tiver ouvidos para ouvir ouça o que Ele diz: “Quem tem ouvidos, [para ouvir] ouça.” Mt 13: 9

Com isto, podemos perceber que a nossa capacidade de ouvir a Deus pode ser apurada se limparmos do nosso coração tudo aquilo que é mau e que pode desviar-nos da sua vontade. Deus deseja purificar as nossas vidas; se deixarmos a Deus limpar o nosso coração, o seu Espírito Santo nos purificará e nos fará aproximar mais de Deus. Quanto mais próximo estivermos de Deus mais facilmente ouviremos a sua voz e O obedeceremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário