domingo, 14 de outubro de 2018

Prudência


A prudência é uma virtude que na Bíblia está relacionada a sabedoria, pois está relacionada com a capacidade de agir com inteligência. É uma qualidade do caráter humano que permite avaliar as consequências possíveis de um acontecimento e adotar uma atitude que que evite o perigo ou más consequências. Na história da Bíblia houve uma mulher que ficou conhecida pela sua prudência e o seu nome era Abigail.

Abigail era uma mulher formosa e prudente, casada com um homem chamado Nabal. O seu marido, ao contrário dela era uma homem duro e maligno em todo o seu trato. A Bíblia descreve o caráter de Abigail e do seu marido Nabal no versículo seguinte: “Havia um certo homem, em Maom, que tinha as suas possesões no Carmelo; homem abastado, tinha três mil ovelhas e mil cabras e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo. Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o seu homem era duro e maligno em todo o seu trato.(...)” 1Sm 25:2-3

Esta mulher conseguiu prever a desgraça que sobreveria sobre a sua casa por causa de uma atitude mesquinha e má de seu marido e consegui evitar que o mal acontecesse. O rei Davi, enquanto fugia de Saúl esteve no deserto acompanhado de vários homens que se tinham juntado a ele. Davi e os seus homens, muitas vezes ajudavam o marido de Abigail, protegendo o gado dele que pastava no Carmelo e ajudando os seus pastores.

Em certa altura, quando Nabal tinha contratado tosquiadores para tosquiar as suas ovelhas, Davi mandou um mensageiro, a Nabal, pedindo alimentos, uma vez que Nabal estava a receber os seus tosquiadores e tinha preparado alimentos para oferecer aos mesmos enquanto trabalhavam para ele. Vemos isso a seguir: “Ouvindo Davi, no deserto, que Nabal tosquiava as suas ovelhas, enviou dez moços e lhes disse: Subi ao Carmelo, ide a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está. Direis àquele próspero: Paz seja contigo, e tenha paz a tua casa, e tudo o que possuis tenha paz! Tenho ouvido que tens tosquiadores. Os teus pastores estiveram conosco; nenhum agravo lhes fizemos, e de nenhuma coisa sentiram falta todos os dias que estiveram no Carmelo. Pergunta aos teus moços e eles te dirão; achem mercê, pois os meus moços na tua presença, porque viemos em boa hora; dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, qualquer coisa que tiveres à mão.” 1Sm 25:5-8

Nabal era um homem próspero, e tinha três mil ovelhas e mil cabras e tinha preparado conserteza muita comida para oferecer as tosquiadores que estavam a tosquiar as suas muitas ovelhas. Contudo, Nabal foi duro e mesquinho com Davi e, mesmo sabendo que Davi tinha protegido os seus rebanhos no Carmelo, não quis dar-lhe da comida que tinha preparada para os seus tosquiadores.

Vemos no versículo a seguir de recusa de Nabal ao pedido de ajuda de Davi: “Respondeu Nabal aos moços de Davi e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm?” 1Sm 25:10.

Davi, quando soube da recusa de Nabal ao seu humilde pedido de alimentos, ficou furioso, e sentindo-se injustiçado resolveu destruir todos os os pertences de Nabal incluindo a sua família. Abigail ouvindo, por um seu servo que Davi tinha pedido alimentos a Nabal, e que Davi tinha protegido os rebanhos de Nabal no Carmelo, previu que Davi viria contra a casa de Nabal junatamente com os seus homens.

Então Abigail tomou a pressa duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, sem cachos de passas e duzentas pastas de figos e colocou sobre jumentos para ir entrega-los a Davi. Enquanto ia a caminho Abigal encontrou a Davi como vemos a seguir: “Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até a terra. (...)Agora, pois meu senhor, tão certo como vive o Senhor e a tua alma, foste pelo Senhor impedido de derramar sangue e de vingar-te por tuas próprias mãos. Como Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram fazer mal ao meu senhor.” 1Sm 25:23,26. Com as suas palavras e com a sua oferta Abigail conseguiu apaziguar a Davi.

Com a sua prudência Abigail consegui evitar que Davi cometesse mal contra Nabal e Deus mais tarde vingou a Davi matando a Nabal. Pela sua percepção de Deus, Abigail viu que Deus estava com Davi e que ele seria estabelecido rei de Israel. Abigail foi recompensada tornando-se rainha em Israel e com as grandes honras que recebeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário