segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

O dom da palavra de Conhecimento

A Igreja de Cristo, para que a possa desempenhar das suas funções na terra, possui o auxílio do Espírito Santo, que ajuda os cristãos através dos dons espirituais. Esses dons permitem que a Igreja consiga se conduzir com sabedoria e ao mesmo tempo ministrar a si mesma e ao mundo, com o mesmo poder que existia no Senhor Jesus Cristo. Um dos dons que Deus dá a Igreja é o dom da Palavra de Conhecimento.

A Palavra de Conhecimento é a revelação de um conhecimento que só Deus tem acesso, acerca da vida das pessoas ou sobre acontecimentos futuros. Jesus Cristo, o nosso Mestre, foi aquele que demonstrou a totalidade dos dons do Espírito Santo e entre eles o dom da Palavra de Conhecimento. O nosso Mestre demonstrou esse dom por saber coisas, sobre a vida das pessoas que era impossível ao homem saber.

Uma das passagens do Novo Testamento onde vemos a demonstração do dom da Palavra de Conhecimento na vida do Senhor Jesus foi aquela onde Jesus se encontrou com uma mulher samaritana, segregada pela sociedade por ter uma vida fora dos padrões da moralidade.

Nos versículos a seguir vemos que Jesus sabia a vida toda dela, e que por isso ofereceu-lhe uma nova vida. “Disse-lhe Jesus: Vai, chama a teu marido e vem cá; ao que respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.” Jo 4:16-19.


A reação da mulher samaritana, mostra que ela ficou maravilhada por conhecer um profeta tão cheio do Espírito Santo, e que acreditou que Jesus era o Messias aguardado por Israel. Podemos ver isso nos versículos a seguir: “Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!” Jo 4:28-29.

A sua alegria, superou qualquer vergonha que tinha de falar com outras pessoas, e fez com que se tornasse numa missionária naquela cidade, falando de Jesus e trazendo pessoas até aos pés do Mestre. Assim, muita gente conheceu a Jesus e recebeu-o como Salvador por causa do testemunho dela e por tudo o que puderam ouvir pessoalmente de Jesus.

Nos versículos seguintes vemos como as pessoas que receberam o testemunho da samaritana ficaram com vontade de saber mais de Jesus e O convidaram a ficar mais tempo com eles em Samaria. “Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. Vindo, pois os samaritanos ter com Jesus, pediram-lhe que permanecesse com ele; e ficou ali dois dias. Muitos creram nele, por causa da sua palavra, e diziam a mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.” Jo 4:39-42.


Deus tem dado, através do seu Santo Espírito, este dom a vários homens, para edificar a Igreja. Esses homens sabiam que por si mesmos não tinham capacidade de ter aqueles conhecimentos, mas que era Deus quem lhes revelara. Um dos homens, descritos no Novo Testamento, é Pedro a quem o Espírito Santo revelou que Ananias e Safira tinham mentido, acerca do valor da venda de uma propriedade e que tinham guardado uma parte do lucro da venda, declarando que estavam a colocar aos pés dos apóstolos toda a quantia recebida.

Nos versículos seguintes, vemos que o Espírito Santo não se agradou da atitude deles e que eles foram mortos, por tentarem enganar a Deus. “Então, disse Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no teu coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” At 5:3-4.

Essa revelação serviu para mostrar a Igreja que Deus exige verdade da parte dos cristãos e para cultivar o temor no coração da Igreja, pois Ananias ao ouvir a Pedro caiu e morreu. “Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.” At 5:5.

Da mesma forma como Deus usou a Pedro para dar uma informação a Igreja que era necessária para a edificação da Igreja, Deus usou também a Ananias, uma discípulo de Cristo pouco conhecido para, ajudar a Saulo a dar os seus primeiros passos na fé e para batiza-lo. Para isso Deus revelou a Ananias, onde deveria procurar Paulo e como iria encontra-lo. Ananias soube, inclusive, quais eram os planos de Deus para a vida de Paulo e que este iria sofrer pelo nome do Senhor Jesus.

Vemos isso nos versículos seguintes: “Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.(...)Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto importa sofrer pelo meu nome.” At 9:11-12;15-16.

Através do dom da Palavra do conhecimento, Deus realiza muito dos seus planos na Igreja: exorta aos seus filhos que precisam de correção, fortalece a fé dos cristãos ou cria fé nos incrédulos pois estes podem apreciar o poder de Deus. Por outro lado permite a edificação da Igreja, pois esta adquire conhecimentos de coisas que não poderia saber, a não ser através de Deus e assim prepara-se para a vinda de Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário