quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O papel do líder na Igreja

A Igreja é um organismo e como tal precisa de ser liderado para que todas as partes possam trabalhar em conjunto e cumprir o seu propósito na terra. Os líderes na Igreja, tem contudo requisitos diferentes dos líderes das instituições seculares. Os requisitos estão mais relacionados com a relação do líder com Deus, e com os seu carácter do que com as suas capacidades intelectuais. Isto porque a capacitação é Deus quem concede.

O líder cristão tem como objetivo conduzir as pessoas ao aperfeiçoamento gradual na caminhada com Deus; e por isso a liderança cristã não é exercida apenas com pregações, mas sobretudo com o exemplo de carácter e de conduta em todas as áreas da vida. O líder é um seguidor de Cristo, e por isso é alguém que imita o nosso Mestre Jesus e consequentemente é alguém em condições de ser imitado como nos diz o apostolo Paulo a seguir: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” 1Co11:1.

Paulo aconselhou por isso, o jovem líder Timóteo, a ser um padrão de conduta para os fiéis, não só no procedimento, como no amor, na fé, na pureza. Vemos isso a seguir: “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” 1Tm 4:12. Isto para que pudesse ensinar as pessoas pelo seu exemplo e através do seu ensino da Palavra de Deus.

O líder cristão, como todos os cristão não é perfeito,  mas com da ajuda de outros cristãos pode aperfeiçoar-se gradualmente até atingir o máximo de proximidade do amor e carácter do nosso Mestre, o Senhor Jesus Cristo. Em conjunto, todos os líderes têm como função contribuir para ao aperfeiçoamento de todos os santos como nos diz os versículos seguintes: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e doutores, com vista ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.” Ef 4:11-12.

Na Bíblia vemos que Moisés, precisa de liderar o povo de Israel, mas sentia-se exausto nesta tarefa. Jetro usado por Deus, aconselhou a Moisés que escolhesse líderes para auxilia-lo na liderança do povo, nas áreas em que ele não tinha capacidade de fazer sozinho. Moisés ouviu o conselho e distribuiu a tarefa da liderança de forma a que não ficasse sobrecarregado e para que o povo tivesse os seus problemas resolvidos.

Nos versículos seguintes vemos isso: “Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez; para que julguem este povo em todo o tempo. Toda a causa grave trarão a ti, mas toda a causa pequena eles mesmo julgarão; será assim mais fácil para ti, e eles levarão a carga contigo.” Ex 18:21-22.

A liderança é complementada pelo serviço uns dos outros, segundo o dom que Deus concede a cada cristão. Contudo, o líder cristão precisa de ter o fruto do Espírito Santo, para que possa caminhar com equilíbrio e com humildade. Um dos componentes do fruto do Espírito Santo que o líder cristão precisa de ter é a moderação e a humildade. Os outros componentes do fruto são indicados no seguinte versículo da epístola aos Gálatas "Mas o fruto do Espírito Santo é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” Gl 5:22-23.

O líder cristão, a semelhança de Abraão tem um chamado para seu uma bênção para as pessoas a sua volta e isso requer, que ele seja misericordioso, bondoso e consequentemente benigno. Deus é amor e deseja que todos, inclusive os líderes, amem aqueles que estão a sua volta e isso passa consequentemente pela obediência a Palavra de Deus.

1 comentário:

  1. Quais são os procedimentos para um líder espiritual que não é o padre é um obreiro, fazer uma limpeza espiritual em um membro da sociedade? Precisa ficar totalmente despido para um banho?

    ResponderEliminar