domingo, 26 de novembro de 2017

Deus chamou-nos para vencer

Deus chama a todos os homens para o seu reino através do Senhor Jesus, que veio a terra em forma de homem, pregou o Evangelho e entregou-se para perdão dos nosso pecados. Depois de aceitarmos o sacrifício de Jesus em nosso favor, entramos no Reino de Deus. Então passamos a ter como Mestre o Senhor Jesus e o seu Santo Espírito.

Quando entramos no Reino e começamos a nossa caminhada cristã muitas coisas tentam fazer-nos desistir de seguir a Jesus Cristo e por vezes vem o desânimo por várias coisas que acontecem nas nossas vidas. Por isso, o nosso Senhor Jesus diz-nos que tenhamos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo e abriu para nós o caminho para o céu e para a comunhão com Deus.

Vemos as palavras de Jesus no versículo seguinte: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Jo 16:33. Jesus venceu o mundo e a morte para que nós vencêssemos também tivéssemos uma nova vida livre do pecado na terra e um lugar no céu.

Devemos alegrar-nos porque Deus chamou-nos para a vitória contra o pecado, contra a carne e contra as forças do mal. O pecado e as obras da carne, são opostas a vontade de Deus, pois não estão sujeitas a lei de Deus, como nos diz o apóstolo Paulo a seguir: “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita a lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.” Rm 8:7.

Deus deseja libertar-nos das trevas, fazer-nos seus servos e dar-nos a grande vitória final que é a vida eterna. Todos os cristãos são convidados a não se deixarem vencer pelo mal, e pelo reino das trevas, mas sim a vencer o mal com o bem, como vemos nos versículo seguinte: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Rm 12:21.

Podemos vencer o mal, com o bem, quando não reagimos com vingança e ódio às ofensas cometidas contra nós; mas pelo contrário, perdoamos e abençoamos aqueles que nos ofenderam, como nos aconselha o Espírito Santo no versículo a seguir: “A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. (...) Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar a ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.” Rm 12:17,19-20.

Aqueles que podem aliciar-nos ao pecado e a derrota não são apenas os nossos inimigos, e as forças do mal; a nossa carne também pode inclinar-nos para as coisas que nos afastam de Deus. Por isso devemos lutar contra a influência da nossa carne, como nos diz o versículo seguinte: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra; a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupisciência e a avareza, que é a idolatria; (…) Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.” Cl 3:5,8.

Podemos negar-nos a ouvir as nossas inclinações carnais e também de ceder as tentações do diabo. Deus diz-nos que se resistirmos ao diabo ele fugirá e nós. “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tg 4:7.Por isso não devemos temer, mas sim  animar-nos, pois Deus chamou-nos para vencer a carne, o mundo, o diabo e por fim para vencermos a morte da mesma forma como o nosso Senhor Jesus, que morreu e ressuscitou e hoje vive para sempre.

Deus já nos deu a maior vitória que as nossas almas podiam alguma vez sonhar, pois já nos deu um lugar no céu, perto Dele e de Jesus. Devemos alegrar-nos e confiar em Deus pois nada pode nos separar no amor de Deus, em Cristo Jesus, nem tirar aquilo que Ele prometeu dar-nos.

Sem comentários:

Enviar um comentário