sábado, 14 de janeiro de 2017

A ascensão de Jesus


A ascensão de Jesus Cristo é um episódio maravilhoso, que muitas vezes esquecemos enquanto meditamos da vida do nosso Senhor Jesus. Depois da ressurreição de Jesus em certa altura, estando Jesus com os discípulos, o Mestre foi elevado aos céus perante o olhar de todos os discípulos. A ascensão aos céus foi a comprovação de que Jesus virá buscar a Igreja da mesma forma como foi elevado aos céus.


No livro de atos vemos a descrição da ascensão de Jesus Cristo, como vemos a seguir: “Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.”At 1:9. O nosso Mestre, tem todo o poder e controla todas as leis da física que conhecemos e por isso foi maravilhosamente elevado aos céus até ser encoberto por nuvens.


A ascensão é uma garantia de que da mesma forma como Senhor foi elevado aos céus também voltará na forma de homem para buscar a sua Igreja. Em Atos, vemos que, enquanto os apóstolos olhavam para Jesus que se elevava aos seus, foram avisados por anjos que Jesus voltaria, da mesma forma como O tinham visto a elevar-se aos céus.


Podemos ver as palavras dos anjos no versículo seguinte: “E, estando eles com os olhos fitos nos céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, porque estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céus virá do mesmo modo como o vistes subir.” At 1:10-11.


Por outro lado, a ascensão marco fim do ministério de Jesus na terra e o início do seu ministério como Sumo Sacerdote da Igreja. A missão de Jesus na terra foi totalmente cumprida e para além de ensinar a vontade do pai Celeste aos homens, o nosso Senhor Jesus entregou-se na cruz do Calvário para perdão dos nosso pecados; morreu e ressuscitou vencendo a morte e o inferno.


Nós antes estávamos condenados, mas agora, devido ao sacrifício de Jesus Cristo temos a salvação, e nos tornamos filhos de Deus. Contudo, como somos pecadores precisamos de um Advogado, que constantemente interceda por nós junto ao Pai Celeste; o nosso Senhor, o nosso fiel amigo tomou este papel junto do Pai Celeste.


Jesus Cristo, enquanto esteve na terra na forma de homem, sofreu as mesmas tentações que nós contudo, nunca pecou. Por isso, o Mestre pode compreender-nos e compadecer-se das nossas fraquezas, como nos diz o seguinte versículo da epístola aos hebreus: “Porque não temos sumo sacerdote que não se possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.” Hb 4:15-16.


Assim, com a ascensão, Jesus Cristo foi ao céu, assentou-se a destra de Deus Pai e assumiu o papel de nosso advogado, vivendo sempre a interceder por nós. Vemos isso no seguinte versículo: “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hb 7:25.


A ascensão, marcou a exaltação de Jesus pelo Pai Celeste, que lhe deu o nome sobre todo o nome, e acima de todo o principado e potestade, e poder e domínio; e colocou todas as coisas debaixo dos seus pés, tornando-O cabeça sobre todas as coisas, como nos diz o apóstolo Paulo na epístola aos efésios.


Podemos ver isso nos versículos a seguir: “ o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, “ Ef 1:20-22.


Jesus Cristo é o Deus Todo-Poderoso que da mesma forma como foi elevado aos céus voltará para buscar a Igreja. Devemos preparar-nos a cada dia para a vinda do Senhor Jesus, pois a hora e o dia ninguém sabe, senão o Pai Celeste. Devemos também confiar no poder do Senhor Jesus e no seu amor por nós, que faz com que interceda por nós, e pelas nossas fraquezas a cada dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário