sábado, 3 de dezembro de 2016

Ebed-Meleque o salvador de Jeremias


O livro de Jeremias conta como Ebed-Meleque aparece como um raio de Sol numa hora escura e difícil da vida do profeta Jeremias salvando-o da morte. Jeremias foi um grande profeta de Deus que anunciava destemidamente a Palavra de Deus numa altura em que o povo de Israel estava na eminência de ser atacado pela exército da Babilónia.


Ao longo da sua vida Jeremias mostrou-se sempre fiel a Deus e anunciou diversas vezes que a cidade de Jerusalém seria tomada pelo exército Babilónico devido aos pecados do povo. Muitos odiavam a Jeremias devido as palavras de transmitia da parte de Deus. Em certa ocasião quando Jeremias deslocava-se para cidade de Benjamim para receber uma herança foi intercetado por um capitão da guarda que o acusou de tentativa de fuga dos caldeus, e prendendo-o, o entregou aos príncipes da cidade.

 
Podemos ver esses acontecimentos nos versículos seguintes: “saiu Jeremias de Jerusalém, a fim ir à terra de Benjamim, para receber o quinhão de uma herança que tinha no meio do povo. Estando ele à Porta de Benjamim, achava-se ali um capitão da guarda, cujo nome era Jerias, filho de Selemias, filho de Hananias, capitão que prendeu a Jeremias, o profeta, dizendo: Tu foges para os caldeus.(...) Os príncipes, irados contra Jeremias, açoitaram-no e o meteram-no cárcere, na casa de Jônatas, o escrivão, porque a tinham transformado em cárcere.” Jr 37: 12-13; 15.


Os príncipes da cidade odiavam a Jeremias por causa das suas palavras e o acusaram perante o Rei Zedequias de desanimar o povo de Israel e pediram ao rei para atirarem-no para dentro de uma cisterna para que morresse de fome. O rei Zedequias não se opôs a decisão dos príncipes e Jeremias foi lançado na cisterna. Quando chegou ao fundo da cisterna Jeremias ficou atolado na lama.

 

Vemos isso no versículo seguinte: “Disse o rei Zedequias: Eis que ele está nas vossas mãos; pois o rei nada pode contra vós outros. Tomaram, então, a Jeremias e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; desceram a Jeremias com cordas. Na cisterna não havia água, senão lama; e Jeremias se atolou na lama.” Jr 38: 5-6.

 
A cisterna para onde atiram Jeremias era tão fundo que foi necessário descer Jeremias com cordas. Assim ficou Jeremias num local escuro, fundo, cheio de lama e sem comida nem água por causa para sua obediência em proclamar a Palavra a Deus. Apesar de sofrer Jeremias mostrou-se sempre fiel a Deus e nunca se revoltou.

 

Contudo, enquanto estava nessa terrível situação Ebed-Meleque ouvindo que Jeremias encontrava-se nessa injusta situação foi pedir ao rei que tirasse Jeremias da cisterna, para que ele não morresse de fome. O Rei aceitou o pedido de Ebed-Meleque e recomendou que tomasse trinta homens e tirassem Jeremias da cisterna.

 
Vemos isso nos versículos seguintes: “saiu Ebed-Meleque da casa do rei e lhe falou: Ó rei, senhor meu, agiram mal estes homens em tudo o quanto fizeram a Jeremias, o profeta, que lançaram na cisterna; no lugar onde se acha, morrerá de fome, pois já não há pão na cidade. Então, deu ordem o rei a Ebed-Meleque, o etíope, dizendo: Toma contigo daqui trinta homens e tira da cisterna o profeta Jeremias, antes que morra.” Jr 38: 8-10.

 
Ebed-Meleque, mostrou ter um grande coração ao compadecer-se de Jeremias e por ir interceder por ele perante o rei. Para além disso, Ebed-Meleque arranjou roupas usadas e trapos e aconselhou a Jeremias que colocasse debaixo das axilas para que não se magoasse com as cordas enquanto os homens puxavam-no para fora da cisterna. Deus cuidou assim de Jeremias, num momento difícil em que os príncipes irados contra ele queriam-no matar a fome dentro de uma cisterna funda, sem água nem comida.

 
Deus usou a Ebed-Meleque por este ter um coração sensível e piedoso. Hoje, podemos descansar em Deus porque certamente Deus usará Ebed-Meleques ao longa da nossa vida para nos socorrer. Por outro lado, devemos ter um coração sensível as necessidades e sofrimentos dos outros para podermos ser usados como Ebed-Meleque para socorrer homens e mulheres de Deus do nosso tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário