domingo, 22 de setembro de 2019

As veredas de Deus


Deus, como criador da humanidade, dos céus e da terra conhece a natureza do homem e da sua facilidade em se distanciar dos seus caminhos, deseja ser o guia pessoal de cada homem, para evitar que os que creem no Senhor Jesus se percam do caminho. Para isso, o nosso Senhor Deus usa o seu Espírito Santo, a sua Palavra e também a sua voz.

O nosso Senhor Jesus, antes de ser entregue pelos pecados da humanidade, disse aos seus discípulos que nãos os deixaria sós, mas que enviaria o seu Espírito Santo que iria ficar aos lado deles para conduzi-los em todos os caminhos que o Senhor os tinha ensinado. Vemos isso a seguir: “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” Jo 14:16-18.

O Espírito Santo é aquele que está connosco para nos ajudar a caminhar segundo tudo o que o nosso Mestre ensinou. A cada dia Deus requer de nós que saibamos administrar o nosso tempo, e que usemos o nosso tempo para tomar atitudes retas. Isso porque se quisermos viver para Deus temos de fazer o lhe agrada. Sabemos, como nos diz o versículo seguinte, que Deus não se agrada da iniquidade e com Ele o mal não subsiste, logo, para Lhe agradarmos temos de nos afastar na iniquidade, e da injustiça. “Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal.” Sl 5:4.

Aqueles que trilham caminhos retos agradam ao Senhor e são considerados por Deus bem-aventurados os que guardam a sua Palavra. “Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração. E não praticam iniquidade, mas andam em seus caminhos.” Sl 119:1-3

Devemos ter como bússola para os nossos caminhos a Palavra do Senhor e deixar espaço para que o Espírito Santo nos dirija nas retas veredas do Senhor Deus. Se formos obedientes, e submissos a Deus, Ele poderá nos instruirá a cada dia e ensinar-nos o caminho em que devemos seguir a cada dia, como nos diz o versículo seguinte do salmos 32: “Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei como os meus olhos.” Sl 32: 8

Para isso, Deus aconselha-nos a meditar-nos na sua Palavra de dia e de noite, para termos o cuidados de fazer conforme tudo o que nela está escrito. A vinda do Senhor Jesus está perto e precisamos de vigiar para não nos desviarmos nem para esquerda nem para a direita daquilo que o Senhor Jesus nos ensinou para que possamos estar em condições de irmos com o Senhor Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário