quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Acrescentou às suas maldades

Deus é um Deus de Amor que reprova a maldade e a injustiça. Ao longo dos séculos Deus tem comunicado a sua vontade aos homens através dos seus profetas e por fim através do seu Filho Amado Jesus Cristo. Depois da ascensão de Jesus, Deus enviou o seu Espírito Santo para que conduzisse os que criam no Senhor Jesus e conduziu a escritura dos Escrituras Sagradas.

Apesar de Deus comunicar-se com o homem muitas vezes, existem dúvidas sobre a real vontade de Deus para a humanidade, quanto ao seu comportamento e aos relacionamentos na terra. Séculos antes da vinda do Senhor Jesus Cristo, Deus mostrou que se sentia enfadado com o fato de as pessoas acharem que Deus aprova o comportamento maldoso entre os homens; e que tanto aqueles que são justos como os que são ímpios têm a mesma bênção do Senhor .

Vemos as Palavras do nosso Deus no versículo seguinte: “Enfadais o Senhor com as vossas palavras e ainda dizeis: Em que o enfadamos? Nisto, que pensais: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, e desses é que ele se agrada; ou: Onde está o Deus do juízo?” Ml 3:17. Deus está atento aos pensamentos dos homens e não se agrada quando as pessoas duvidam dos seus critérios de santidade.

Para além disso Deus está atento a vida daqueles que lhe são fieis e que obedecem a sua Palavra e tem um memorial com os seus nomes; na Pátria Celestial todos aqueles que foram fiéis a Deus serão recompensados e gozarão das bênçãos que Deus tem para eles.

A seguir vemos que Deus sente-se ofendido quando duvidamos da justiça de Deus.” As vossas palavras foram duras para mim, diz o Senhor; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti? Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e andar de luto diante do Senhor dos Exércitos? Ora, pois nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperaram, sim, eles tentam ao Senhor e escapam. Então, os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros; o Senhor atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que se lembram do seu nome.” Ml 3:13-16.

A Bíblia diz-nos várias vezes que Deus abomina a maldade e muitas pessoas foram avisadas em vida acerca dos seus pecados. Uma delas foi Herodes Antipas, de quem Jesus preveniu que os seus discípulos deveriam guardar-se do seu fermento. “Preveniu-os Jesus dizendo: Vede, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.” Mc 8:15.

O nosso Mestre preveniu acerca do fermento de Herodes Antipas por causa da forma como Herodes Antipas praticava maldades sem nenhum temor a Deus. Herodes Antipas matou a João Batista. Isto aconteceu no dia do aniversário de Herodes Antipas, onde Herodes Antipas ofereceu-se para dar tudo o que Salomé quisesse, depois de uma dança que esta lhe dedicou.

Em resposta a sua oferta, Salomé, depois de consultar a sua mãe pediu a cabeça de João Batista. Vemos isso a seguir: “E, chegando um dia favorável, em que Herodes no seu aniversário natalício dera um banquete aos seus dignitários, aos oficiais militares e aos principais da Galileia, entrou a filha de Herodias e, dançando, agradou a Herodes e aos seus convivas. Então, disse o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. E jurou-lhe: Se me pedires mesmo que seja a metade o meu reino, eu ta darei. Saindo ela, perguntou a sua mãe: Que pedirei? Esta respondeu: a cabeça de João Batista.” Jo 6:21-24

João Batista foi uma das pessoas que foram utilizadas na história da Bíblia para advertir homens acerca dos suas maldades. João Batista avisou a Herodes Antipas, que não era lícitos ele manter o relacionamento com Herodias, a atual esposa dele. Isto porque Herodias era mulher de Filipe, irmão de Herodes Antipas, e ele a seduziu e casou-se com ela. “Porque o mesmo Herodes, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe (porquanto Herodes se casara com ela), mandara prender a João e atá-lo no cárcere. Pois João lhe dizia: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão. E Herodias o odiava, querendo mata-lo, e não podia.” Mc 6:17-19.

Herodes para além de ter sido traiçoeiro com o seu irmão foi insensível a voz de Deus, e cruel, pois mandou prender a João. O nosso Senhor Jesus, referiu-se de Herodes Antipas como uma “raposa” como vemos a seguir, que é o símbolo da traição: “Naquela mesma hora, alguns fariseus vieram para dizer-lhe: Retira-te e vai e daqui, porque Herodes quer matar-te. Ele, porém, lhes respondeu: Ide dizer a essa raposa que, hoje e amanhã, expulso demônios e curo enfermos e, no terceiro dia, terminarei.” Lc 13:31-32.

Deus abomina a maldade, e a injustiça e quando um homem peca mas se arrepende da sua maldade, Deus aceita-o; mas quando peca e não se arrepende, e ainda comete mais maldades, Deus desagrada-se totalmente desse homem. Através da Bíblia, o Espírito Santo diz-nos que Herodes Antipas, para além das maldades que cometeu, ainda fez uma muito grave a de mandar prender a João Batista homem profeta de Deus, que foi usado para avisa-lo dos seus pecados.

Vemos isso a seguir: “mas Herodes, o tetrarca, sendo repreendido por ele, por causa de Herodias, mulher de seu irmão, e por todas as maldades que o mesmo Herodes havia feito, acrescentou ainda sobre todas a de lançar João no cárcere.” Lc 3:19-20. Se Deus se desagradou da maldade de Herodes Antipas de mandar prender a João Batista, quando mais desagradado terá ficado, com a forma como Herodes mandou assassinar a João Batista.

Devemos estar atentos a tudo o que se passa a nossa volta e desviar-nos de tudo o que nos possa levar a cometer maldades contra os outros, porque Deus e o seu Espírito Santo reprovam completamente toda a maldade. Uma forma de o fazer, para além de vigiar o nosso coração, é procurar amar a todos os que estão a nossa volta como nos ensinou o nosso Mestre, o Senhor Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário