quinta-feira, 26 de abril de 2018

Deus controla as circunstâncias

Deus é o Deus Todo-Poderoso e para além de ter poder para salvar as nossas almas também tem poder para controlar todas as circunstâncias da nossa vida para que possamos fazer aquilo que Deus deseja. Contudo, para que Deus controle as circunstâncias da nossa vida temos de estar firmados na sua Palavra e comprometidos em viver os princípios do Reino de Deus. Na Bíblia vemos o exemplo de pessoas que estavam comprometidas em seguir os princípios de Deus e que Deus controlou as circunstâncias da suas vida em favor deles. Vemos isso a seguir.

José foi um homem que teve revelações de Deus, através de sonhos, que iria destacar-se dos seus irmãos e que os seus familiares iriam-se curvar diante dele. Vemos a descrição de um dos sonhos dele nos versículos seguintes: “Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meus.” Gn 37:7.

A reação dos irmãos de José aos seus sonhos foi muito má e eles passaram a odiá-lo não só por ele ser o filho preferido de Jacó mas também por causa dos seus sonhos. Vemos isso no versículo a seguir. “Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre
nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e das suas palavras.” Gn 37:8.

O ódio dos irmãos de José fez com eles quisessem mata-lo. Contudo, um dos irmãos achou melhor lhe venderem como escravo para mercadores e dizer a Jacó, pai de José que ele tinha sido devorado por uma fera. Essa atitude dos irmãos de José apesar de ser horrível, porque acarretou muito sofrimento a José, que era ainda um jovem, não deixou de ser uma forma de Deus colocar a José no Egito, o lugar que Deus queria que José governasse.

José ao longo do tempo que esteve no Egito mostrou ser temente a Deus e Deus era com ele em tudo o que ele fazia abençoando todo o trabalho em que punha as mãos. José inclusive ao longo das provações que sofreu mostrou um grande amor a Deus e também um coração humilde. Deus controlou a vida de José até que ele foi colocado na presença do faraó do Egito. Nesse momento Deus capacitou a José para revelar o sonho do faraó e conduziu tudo para o faraó o escolhesse para ser primeiro ministro como já tinha lhe anunciado em sonhos, muitos anos antes.

Deus para além de controlar a vida das pessoas obedientes a sua Palavra, também tem controlo nos atos de desobediência dos homens para que tudo possa contribuir para o propósito de Deus. Por isso o apóstolo Paulo diz-nos no versículo seguinte que tudo contribui conjuntamente para o bem daqueles que amam a Deus. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Rm 8:28.

Da mesma forma como Deus usou várias circunstâncias para tornar a José primeiro ministro do Egito, Deus também permitiu que Satanás fizesse algumas coisas na vida de Jó para que ficasse claro o temor e dedicação de Jó a Deus independentemente dos bens que tivesse. Vemos no livro de Jó, que o início dos acontecimentos deu-se com Deus declarando a Satanás, perante todo o céu, que Jó era um servo justo e fiel. Satanás levantou a dúvida de que Jó apenas era fiel a Deus por causa das bênçãos que Deus lhe dava.

Então Deus deu permissão a Satanás para tocar em algumas coisas na vida de Jó. Com a vida de Jó vemos que Deus é totalmente soberano e que Deus não é ameaçado por Satanás, mas pelo contrário controla tudo o que Satanás e os seus demónios fazem. Deus Pai é aquele que controla todas as circunstâncias e inclusive o ato das pessoas irem até a Jesus em busca de salvação.

Por tudo isso, não devemos temer que alguma coisa possa estragar os planos de Deus, porque ninguém no céu ou na terra pode impedir o agir de Deus. Podemos entregar as nossas vidas a Deus com toda a confiança porque Ele é o nosso rochedo, a nossa fortaleza e abrigo contra qualquer ameaça.

Sem comentários:

Enviar um comentário