sexta-feira, 20 de abril de 2018

A recompensa de Ebed Meleque

Deus na sua Palavra promete bênçãos para queles que O amam e lhe são fieis. Amar o corpo de Cristo e ajudar os servos de Deus é uma maneira de amar também a Deus. A Bíblia, no livro de Jeremias, conta a história de Ebed-Meleque, um homem que socorreu a Jeremias, um servo de Deus e que impediu que ele morresse a fome dentro de um poço. A atitude de Ebed-Meleque agradou a Deus e mais tarde, Deus recompensou-o. Podemos ver a seguir como isso aconteceu.

Ebed Meleque comoveu-se com a situação de Jeremias, que estava abandonado num poço e pediu ao rei para retira-lo de lá. Vemos como isso aconteceu no versículo a seguir: “Ouviu Ebed-Meleque, o etíope, eunuco que estava na casa do rei, que tinham metido a Jeremias na cisterna; ora, estando o rei assentado à Porta de Benjamim, saiu Ebed- Meleque da casa do rei e lhe falou: Ó rei, senhor meu, agiram mal estes homens em tudo o que fizeram a Jeremias, o profeta, que lançaram na cisterna; no lugar onde se acha, morrerá de fome, pois já não há pão na cidade.” Jr 38:7-8.

Assim Ebed-Meleque conseguiu autorização do rei para retirar a Jeremias do poço e impedir que ele morresse de fome no fundo de um poço cheio de lama. Deus agradou-se da atitude de Ebed-Meleque e quando a cidade estava ser cercada pelos babilónicos Deus ordenou a Jeremias que fosse a Ebed-Meleque e lhe dissesse que ele seria poupado quando os babilónicos invadissem a cidade.

No versículo a seguir vemos as palavras de Deus a Jeremias: “Vai e fala a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que eu trarei as minhas palavras sobre esta cidade para mal e não para bem; e se cumprirão diante de ti naquele dia. A ti, porém, eu livrarei naquele dia, diz o Senhor, e não serás entregue nas mãos dos homens a quem temes. Pois certamente te salvarei, e não cairás a espada, porque a tua vida te será como despojo, porquanto confiaste em mim.” Jr 39:16-18.

Ebed-Meleque reconheceu a Jeremias como um homem justo e defendeu-o; por isso Deus também tratou a Ebed-Meleque como um homem justo e salvou-o da morte. Tudo o que fizermos aos servos de Deus, o nosso Senhor nos retribuirá e o nosso Mestre diz-nos isso a seguir: “E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.” Mt 10:42.

Deus da mesma forma como recompensou a Ebed-Meleque pela sua bondade para com Jeremias também recompensará todas as boas obras que fizermos por amor a Jesus Cristo. O versículo seguinte do salmo 58 fala da recompensa de Deus consoante as nossas obras. “Então, se dirá: Na verdade, há recompensa para o justo; há um Deus, com efeito, que julga na terra.” Sl 58:11.

Na confiança de que Deus nos recompensará devemos fazer tudo para Jesus e não para sermos vistos pelos homens. Somos servos do Senhor Jesus e Ele nos recompensará. “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;” Cl 3:23-24.

Deus observa todas as nossas obras e sabe a motivação com que as fazemos. Por isso se o nosso objetivo for apenas sermos vistos pelos homens, já não teremos recompensa do Senhor e nos assemelharemos aos fariseus, que faziam tudo para serem vistos pelos homens. O nosso Senhor Jesus diz-nos sobre isso no versículo a seguir: “Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as sua franjas. Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens.” Mt 23:5-7.

Devemos estimular-nos a fé com a vida de Ebed-Melque, pois ele socorreu a um servo de Deus e Deus também recompensou-o salvando-lhe a vida quando os babilónicos invadiram a cidade de Judá. Deus para além de Justo também é cheio de amor e nos recompensará tanto nesta vida, como no céu por tudo o que tivermos feito por amor a Ele.

1 comentário: