sábado, 14 de novembro de 2015

Como manter puro o caminho

Na Bíblia podemos ver uma interrogação feita pelo salmista que pode ser aplicada a todas as pessoas, independentemente da sua idade. A interrogação era:” De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Sl 119:9. A esta pergunta o salmista responde "Observando-o segundo a tua palavra".
Esta pergunta é de extrema importância nos dia de hoje, onde muitas coisas tentam desviar o cristão do seu caminho e do foco da sua vida que é Jesus Cristo. Por isso existe uma grande necessidade dos cristãos purificarem os seus caminhos.
Para purificar os seus caminhos, o crente precisa, como nos diz o salmista, de observar os seus caminhos, ou seja a sua vida, de acordo com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus diz-nos tudo o que o nosso Mestre ensinou enquanto esteve na terra, e portanto, diz-nos tudo o que o que Deus quer que façamos.
Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo, mostrou a importância do coração na vida do crente, pois afirmou-nos: “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfémias.” Mt 15:19.
O nosso Mestre e Senhor diz-nos que a pureza do coração é de grande importância, pois o que pensamos determina a forma como agimos com o próximo e para com Deus. A pureza é de grande valor na vida do crente e é uma forma de o crente estar pronto para a segunda vinda de Jesus Cristo.
A pureza na vida do cristão passa por manter um coração puro, livre de tudo o que desagrada a Deus como amargura, falta de perdão, ira, inveja, ódio entre outras coisas. Mantendo o coração puro e por conseguinte, mantendo bons pensamentos, de acordo com a Palavra de Deus, o cristão pode purificar o seu caminho de tudo o que pode desvia-lo de Deus.
Para manter os pensamentos puros o crente deve concentrar-se em pensar em tudo o que seja verdadeiro, ou seja, deve pensar em tudo que esteja de acordo com a Palavra de Deus, pois o mundo oferece filosofias que não estão em conformidade com a Palavra de Deus.
Para além disso, o crente deve também pensar em tudo o que seja justo, puro, tudo o que seja amável, de boa fama, em resumo, em tudo o que tenha alguma virtude como nos diz o apóstolo Paulo: “ Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento.” Fp 4:8.
A pureza de coração dirige os caminhos do crente para os negócios do Pai Celeste; por outras palavras, conduz o crente ajudar o próximo, á aquele que está em necessidade, em tribulações. O apóstolo Tiago diz-nos que a religião pura e sem mácula é ajudar a viúva e ao órfão nas suas tribulações como podemos ver no versículo seguinte: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.”Tg 1:27.
Podemos assim ver que, para o crente conservar puro o seu caminho, precisa de caminhar conforme as orientações do Mestre; ou seja, limpando o seu coração da mágoa, perdoando, evitando pensamentos e sentimentos de ira, ódio, inveja, vingança, pois o nosso Mestre vê os nossos corações e agrada-se da pureza. Para além de uma postura interior agradável a Deus, o crente precisa de ter uma atitude exterior que vá de encontro aos interesses do Pai Celeste, ajudando o próximo em necessidades e ajudando a proclamação da sua Palavra.

Sem comentários:

Enviar um comentário