segunda-feira, 18 de junho de 2018

A ira de Deus

Ao longo de toda a Bíblia Sagrada podemos ver que Deus é o nosso criador e que é Ele quem define aquilo que é certo e o que é errado. Deus deu ao homem mandamentos e espera dele obediência. A desobediência do homem, a maldade e todo o tipo de atitudes más desagradam a Deus provocando uma emoção oposta a da alegria. Essa emoção de desagrado, pode ser chamada de ira de Deus.

No livro de Provérbio vemos descritas algumas coisas Deus abomina, como a soberba, a mentira, o assassínio, a maldade. Como exemplo temos o versículo a seguir: “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.” Pv 6:16-19.

Quando o homem peca Deus sente ira. Contudo, a ira de Deus não é como a ira humana que origina ações de maldade e injustiça. Pelo contrário, a ira de Deus é Santa e Justa. Ou seja, Deus reage de forma justa e misericordiosa ao pecado do homem. Como Deus, o nosso Pai Celeste mostrou-nos que o salário do pecado é a morte eterna. Quando pecamos é justo que mereçamos um castigo pela nossa má ação. O apóstolo Paulo diz-nos isso a seguir: “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Rm 6:23.

Por isso, no Antigo Testamento, para justificar o pecador Deus exigia a morte de um substituto, que era um animal sacrificado. Contudo, esse sacrifício não era suficiente, pois tinha de ser repetido cada vez que a pessoa pecasse. Deus planeou um sacrifício completo e perfeito que não iria exigir que se fizesse um novo sacrifício cada vez que pecássemos; esse sacrifício foi feito quando Jesus pagou o preço de todos os nossos pecados morrendo em nosso lugar na cruz do Calvário.

Os versículos a seguir da epistola aos Hebreus dizem-no isso: “assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação” Hb 9:28. “Nessa vontade, é que temos sidos santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.” Hb 10:10.

O nosso Mestre sofreu a punição que Deus iria executar sobre nós por causa dos nossos pecados. Toda a ira de Deus, causada pelos pecados da humanidade foi suportada por nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso Jesus Cristo enquanto esteve na Cruz sentiu-se abandonado, longe do Pai Celeste; os pecados da humanidade estavam sobre si: “Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta volta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?” Mt 27:46

A partir do momento em que Jesus Cristo morreu por nós abriu-se um caminho para que pudéssemos ter os nossos pecados perdoados e termos comunhão com o Pai Celeste. “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne “ Hb 10:19-20. Apenas precisamos de aceitar que Jesus pagou o preço dos nossos pecados morrendo por nós na Cruz do Calvário.

Quem rejeitar a justiça de Deus feita através da morte do Senhor Jesus terá de pagar pessoalmente o preço dos seus pecados sofrendo a punição eterna que Deus tem preparada para todos os que não aceitam o seu amor revelado na morte e ressurreição de Jesus Cristo. “Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no Nome do Filho unigênito de Deus. Jo 3:18

Deus como criador Santo e Justo preparou um lugar eterno, onde serão colocados os anjos que se rebelaram contra Ele e também aqueles que não aceitaram Jesus como Senhor e Salvador das sua vidas. Esse lugar é chamado de inferno e o nosso Mestre fala-nos dele no versículo a seguir. “Então, o Rei dirá também aos que estiverem a sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.” Mt 26:41.

O Senhor dos senhores e Rei dos reis aceitará na sua presença aqueles que se arrependeram e o aceitaram como Senhor e Salvador das sua vidas. Aqueles que O rejeitaram e não amaram a Deus sofrerão a penalidade da destruição eterna, ou seja, estarão eternamente separados do Senhor e das sua Majestade ficando no lugar chamado inferno.

Sem comentários:

Enviar um comentário