sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Vem e segue-me



Na Bíblia vemos a história do jovem rico que interpelou a Jesus sobre a sua salvação. Jesus analisando o jovem rico respondeu-lhe que se quisesse ser perfeito, como é o nosso Pai perfeito, que deveria ir, vender todos os seus bens, e distribui-los aos pobres, para ter um tesouro nos céus, e que viesse então ter com Jesus e O seguisse. Vemos isso no seguinte versículo: “Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me.” Lc 18:22.


O jovem rico estava longe de Deus, do Senhor Jesus no seu estilo de vida e na sua forma de pensar. Por isso, o Senhor Jesus disse-lhe que fosse vendesse os seus bens, desse-os aos pobres e que viesse depois ter com Jesus e O seguisse então.


Por vezes a nossa vida está tão distante dos mandamentos e diretrizes de Jesus Cristo que temos de ir, resolver as nossas questões, modificar a nossa mentalidade, rever as nossas prioridades e depois então voltar para perto de Jesus para segui-Lo com os seus discípulos.

 
O Espírito Santo diz-nos através da epístola de Paulo a Timóteo que muitos, apesar de serem cristãos, ou observadores dos mandamentos como o jovem rico, estão longe da vontade de Deus para as suas vidas, porque têm certas características que não estão de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo. Dentre alguns exemplos de elementos de caráter que colocam os cristãos longe da vontade de Deus são: egoísmo, avareza, jactância, arrogância, desafeição, crueldade, maior amor aos prazeres do mundo do que a Deus, entre outras coisas.


Podemos ver isso no seguinte versículo: “pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, balasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus,” 2 Tm 3:2-4.


Para que o jovem rico seguisse a Jesus precisava de tornar-se rico para Deus e de modificar a sua mentalidade. Da mesma maneira, hoje, se quisermos seguir a Jesus Cristo temos de modificar as nossas prioridades e a nossa mentalidade, deixando para trás o egoísmo, a avareza, a arrogância, a ingratidão, desafeição, a calúnia, crueldade, inimizade ao bem, o atrevimento, e a maior amizade dos prazeres do que a amizade a Deus.


Estar pronto para seguir a Jesus pode levar tempo; pode ser necessário um longo processo de renovação da mente e da forma de agir. Isto porque andar com Jesus acarreta uma nova forma de pensar a vida para se poder compreender a forma de pensar e agir de Jesus Cristo e poder imita-lo.


O versículo seguinte fala-nos sobre a necessidade de renovação da nossa mente. “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupisciências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” Ef 4:22-24.


Essa nova forma de pensar está de acordo com a definição de justiça e retidão de Deus, e por isso está de acordo com a mentalidade de Cristo. Portanto, seguir a Jesus Cristo, implica um conhecimento prévio de quem é o Senhor Jesus, sobre o que Ele aprecia, compreender a sua relação de obediência ao Pai e saber as suas metas.


O nosso Senhor Jesus tinha e tem objetivos diferentes dos objetivos do mundo. Quando Jesus esteva na terra vivia para amar e obedecer ao Pai Celeste, amando aos que estava a sua volta. O amor de Jesus a humanidade levou que Ele curasse, libertasse os que estavam enfermos, anunciasse a necessidade de arrependimento e se entregasse na Cruz do Calvário para a salvação da humanidade.


Hoje, Jesus Cristo, continua entre nós através do seu Espírito Santo e deseja salvar a humanidade, conduzi-la a uma mudança de vida de acordo com a Verdade e fazer com que O sigamos a cada dia, em conjunto com os seus outros discípulos. Para seguirmos a Jesus diariamente, temos que renegar diariamente a nossa velha mentalidade e agir de acordo com os ensinamentos de Jesus, imitando os Seus passos.

Sem comentários:

Enviar um comentário